BRUZAROSCO COMEMORA PRIMEIRO ANO NA SECRETARIA DO TRABALHO

assessoria 14/03/2013 - 19:54:13 Diversos

Foto: Paulo Cesar Rocha

"Lembro ainda hoje do momento de minha indicação, foi uma emoção que vou levar para sempre". Com essa frase, o secretário adjunto Aparecido de Jesus Bruzarosco começou a entrevista que comemorou um ano de sua atuação como secretário adjunto da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

Empossado em 9 de março de 2012, Bruzarosco, assim como o sindicalista Carlos Ortiz, titular da pasta, tem um passado sindical. Na Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários), o adjunto da SERT esteve ligado a questões importantes na região de Ourinhos onde vive sua família. "Ourinhos é meu porto seguro", define.

No ano passado, a SERT implantou mais de nove mil bolsas da Frente de Trabalho, ação que beneficia diretamente a parcela mais vulnerável economicamente da população. Boa parte dessas bolsas foram implantadas pelo secretário adjunto. Essas pessoas foram beneficiadas e hoje prestam serviços para os municípios. "É uma forma de ajudar, sem dar esmola. O programa ajuda por oferecer salário, através do trabalho que os cidadãos prestam às suas cidades, além da possibilidade de qualificação profissional", diz Bruzarosco.
Outro momento bastante significativo na atuação do adjunto da SERT foi a comemoração de um bilhão de reais emprestado pelo Banco do Povo Paulista (BPP). Programa de microcrédito da Secretaria, o BPP atingiu 300 mil operações em 2012 e celebrou a marca do um bilhão em evento no Palácio dos Bandeirantes. “O governador Geraldo Alckmin (PSDB) determinou que façamos a implantação de pelo menos uma unidade do BPP em cada município do Estado e é nisso que estamos trabalhando”, anunciou.

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), ação da Secretaria que promove a empregabilidade dessa parcela da população, também mereceu grande concentração de esforços de Bruzarosco. No ano passado, foram realizadas várias campanhas de conscientização de empresários para o cumprimento da lei de cotas.

“Eu e o secretário Carlos Ortiz sabemos que a Lei de Cotas é necessária, mas lutamos para que os empregadores passem a contratar as pessoas pelas suas qualidades e não por suas deficiências”, afirma. “Em julho fizemos um grande evento no Pátio do Colégio em comemoração aos 21 anos da Lei de Cotas e, na presença do governador, garantimos que vamos trabalhar para aumentar a participação da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”, pontua.
O começo de 2013 não foi diferente na agenda do secretário. Com a eleição de muitos novos prefeitos no Estado, o secretário adjunto tem cumprido extensa agenda no atendimento das solicitações das prefeituras. “Precisamos conhecer a dificuldade de cada cidade para que possamos oferecer a ação correta da Secretaria”, informou.

Nos primeiros 12 meses de atuação do secretário adjunto, além da implantação das Frentes e dos esforços em direção as metas impostas pelo governador, Bruzarosco não deixou de lado seu compromisso com a Fecomerciários. “Os comerciários sabem que podem contar comigo e com o presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, para melhorar a condição de trabalho da categoria”, concluiu.

Publicidade

Parceiros