CURSO DE TEATRO DA PREFEITURA COMEÇA COM RECORDE DE ALUNOS

Prefeitura M. de Ourinhos 15/03/2013 - 16:20:53 Diversos

Secretaria de Cultura realizou no sábado passado audição do curso, que começa com mais de 140 alunos

A Secretaria Municipal de Cultura criou um novo curso de Teatro no início deste ano. As inscrições foram abertas em fevereiro e um número recorde foi registrado, com mais de 140 inscritos, com idades que variam de 11 a 69 anos.

No ano passado, as oficinas, que eram realizadas em dois dias da semana com um único professor, atendiam a cerca de 20 alunos. “Ampliamos as aulas para três dias na semana, vamos iniciar com dois professores e agora as aulas serão realizadas no Centro Cultural Tom Jobim”, informou o secretário de Cultura, Fernando Henrique Mella Ribeiro (Cavezali). As aulas já começaram, às quartas-feiras à noite, quintas-feiras à tarde e aos sábados à tarde. O curso é totalmente gratuito.

No último sábado, 9, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu uma audição no Teatro Municipal Miguel Cury com os mais de 140 inscritos. A intenção dessa aula inaugural foi realizar uma avaliação preliminar do perfil dos novos alunos e apresentar os professores do curso, a atriz Karina Zimmermann e o ator Valfredo Inforzato.

Os alunos participaram de jogos teatrais que promoveram a integração e desinibição dos participantes no palco do Municipal. A atividade contou também com a presença do secretário de Cultura Fernando Cavezali, que deu boas-vindas aos novos alunos. “Sérgio Nunes iria adorar ver este teatro cheio de jovens interessados na arte à qual ele tanto se dedicou em sua vida”, mencionou o secretário, lembrando o diretor que dá nome à principal mostra teatral de Ourinhos.
Segundo a atriz Karina Zimmermann, que também é a coordenadora do curso, a audição não teve o objetivo de eliminar candidatos, todos os inscritos já tinham suas vagas garantidas. “Este encontro vai nos ajudar a montar as turmas. Serão 3 grupos, que terão aulas com duração de três horas, uma vez por semana. Como a faixa etária dos inscritos vai de 11 a 69 anos, esta audição também nos ajudará a dividir os grupos sob esse critério, possibilitando a montagem de turmas heterogêneas”, explicou a Karina Zimmermann.

Para a realização das avaliações iniciais, a audição contou com a colaboração de uma banca formada pelos profissionais Lincoln Lattari (coreógrafo e cenógrafo), Lucienne Arduíno Abujamra (atriz) e José Luís de Campos Alves, músico que participará das montagens de peças musicais de autoria do homenageado do 13o Festival de Música de Ourinhos, Vinícius de Moraes. Os aspectos iniciais observados pela banca foram postura, voz e expressão corporal.

Para o ator e professor Valfredo Inforzato, o curso já começa com uma diversidade interessante. “O curso de Teatro vai muito além da formação de ator. São exercícios que integramos para a vida na convivência com as pessoas. Teremos, por exemplo, a participação de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, e essa troca, esse relacionamento, é muito importante na formação do ator”, comentou.

Nas primeiras aulas os alunos terão contato com atividades inspiradas no Teatro do Oprimido, criado pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal, e nos jogos teatrais desenvolvidos pela diretora norte-americana Viola Spolin. “Começaremos também com leituras das obras do poeta Vinícius de Moraes, o homenageado deste ano pelo Festival de Música de Ourinhos”, revelou a professora Karina.

Publicidade

Parceiros