SECRETARIA DE CULTURA LANÇA TEMPORADA 2013 DA ORQUESTRA SINFÔNICA

Prefeitura M. de Ourinhos 15/03/2013 - 18:30:06 Diversos

O renomado violoncelista Antonio Lauro del Claro é o solista convidado para a primeira apresentação do ano

Na próxima segunda-feira, 18, a Secretaria de Cultura dará início a mais um importante projeto. A Orquestra Sinfônica Municipal de Ourinhos (OSIMO) realizará o primeiro concerto da temporada 2013, às 20h30, no Teatro Municipal Miguel Cury, com entrada franca.
Segundo o secretário de cultura Fernando Henrique Mella Ribeiro (Cavezali) já estão programadas diversas apresentações durante todo o ano. “A Secretaria está apoiando e incentivando a OSIMO. Para o lançamento, teremos a apresentação do renomado violoncelista brasileiro Antonio Lauro Del Claro”, conta.
O músico estará à frente da orquestra como solista. “Ele executará o Concerto para Violoncelo em B menor, op. 104. Essa música é um dos mais exuberantes concertos para instrumento e orquestra, devido sua complexidade técnica e dificuldade de execução”, explica o Maestro Jeferson Bento.
O lançamento da temporada será no dia 18, mas o público poderá contemplar durante todo o final de semana uma maratona de ensaios abertos, que também acontecerão no Teatro Municipal. “Há muitos anos a OSIMO não se apresentava no Teatro. Vale ressaltar que ao longo do ano as apresentações também acontecerão em outros locais, os quais divulgaremos em breve”, diz Cavezali.
No sábado, 16, acontecerá o primeiro ensaio aberto a partir das 17 horas. No domingo acontecerão em dois horários, às 10h e 17 horas e na segunda, 18, será realizado às 10 h.
A Secretaria de Cultura informa que para assistir o concerto será necessário retirar convite no Teatro Municipal, no dia 18, das 8h às 12 h e das 14h às 16 h.
A OSIMO é mantida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e todos os concertos da temporada 2013 contam com o patrocínio da Copersucar, através do Programa de Ação Cultura (PROAC) da Secretaria de Estado da Cultura.

Antonio Del Claro

Aos sete anos iniciou os estudos com seu pai, também violoncelista, com uma bolsa concedida pelo Governo do Estado de São Paulo, estudou em Paris com Roberto Salles, mas foi em Genebra (Suiça) que teve oportunidade de aperfeiçoar-se, tornando-se discípulo do consagrado violoncelista Pierre Fournier. Foi o mais jovem integrante da Orquestra de Câmara "Pró-Música" de São Paulo e da Orquestra Filarmônica de São Paulo, tendo sido posteriormente primeiro violoncelista da Orquestra do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra da USP.
Como solista atua junto as maiores orquestras brasileiras, nos importantes centros culturais do país. Foi solista convidado da Orquestra de Câmara de Moscou, quando em tournée pelo Brasil.
Tem atuado também na França, Suiça, Itália, América Latina e EUA, na Suíça fez parte do "Trio de Genebra" ,tendo realizado gravações para a Radio Suisse.
Como professor, fez parte do corpo docente da UNICAMP, foi professor convidado da Fundação Carlos Gomes de Belém - Pa , ministrando aulas a bacharelandos em Violoncelo e monitores . Realiza seminários de violoncelo e Master-Classes em diversas cidades do Brasil e EUA, participando também dos mais importantes festivais de música tais como: Festival Internacional de Curitiba, Festivais de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Londrina, Festival de Música de Juiz de Fora, Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas e Femusc.
Obteve da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o prêmio de Melhor Solista Jovem de 67-72, Melhor Solista de 92 e Melhor Solista Instrumentista Premio Carlos Gomes de 1999.


Publicidade

Parceiros