TIRO DE GUERRA DE OURINHOS REALIZA SOLENIDADE DE MATRÍCULA DOS ATIRADORES DE 2013

assessoria 18/03/2013 - 17:32:15 Diversos

Na sexta-feira (08/03) ocorreu na sede do Tiro de Guerra de Ourinhos a solenidade de matrícula dos atiradores do ano de 2013; A solenidade contou com a presença de grande número de autoridades civis e militares, personalidades, amigos do Tiro de Guerra, além de familiares e amigos dos novos atiradores.
Conforme a tradição, o Sr. chefe da instrução, Subtenente André, a Sra. prefeita Belkis Gonçalves Santos Fernandes, e a Sra. Cristiana Aparecida Alves, mãe de Michel, o mais jovem atirador de 2013, abriram o “Portão das Armas”, pelo qual os novos atiradores entraram marchando em trajes civis, a comando do Instrutor, Sub Tenente Ferreira. O contingente matriculado foi apresentado ao Delegado do Serviço Militar, Tenente Lucas, mais alta autoridade militar da ativa do exército presente.
Em seguida, o Subtenente Ferreira fez a leitura da mensagem do Comandante do Exército, General Enzo Martins Peri, “Saudação do Comandante na Incorporação de Recrutas – 2013”, da qual destacou que “Em todo o País nossas Organizações Militares, OM, recebem um novo Contingente de Recrutas. E você, obediente à Lei, integrando um expressivo universo de jovens brasileiros, fez seu Alistamento, foi submetido às entrevistas, aos exames físicos e médico e julgado "Apto" à Prestação do Serviço Militar Inicial para prosseguir na busca da cidadania plena. Hoje, pode atender ao chamamento da Pátria com o justificado contentamento. É um dos que ultrapassaram, exitosamente, os primeiros desafios para ser designado e incorporado, agora num reduzido universo, a uma de nossas OM".
Após, os atiradores se dirigiram à sala de instrução, trocando a roupa civil pelo uniforme camuflado do Exército Brasileiro, retornando ao pátio para participar da primeira formatura geral do Tiro de Guerra, já como militares. Nesse momento, pais, irmãos e amigos se juntaram aos novos militares, colocando neles o gorro camuflado, completando o uniforme do Atirador. Emocionados, atiradores e familiares se cumprimentaram, marcando o início de uma nova fase na vida dos jovens.
Na sequência, o Sr. Chefe da Instrução, Subtenente André e a Sra. prefeita Belkis fizeram uso da palavra, desejando sorte e sucesso no ano de instrução e destacando a importância do Tiro de Guerra na formação do cidadão.
Em virtude de a solenidade ter coincidido com o Dia Internacional da Mulher, o Sr. Chefe da Instrução fez uma homenagem a todas as mulheres presentes, com a entrega de rosas à prefeita Belkis, à sua esposa, Sra. Andrea, à esposa do Subtenente Ferreira, Sra. Samira, à secretária do Tiro de Guerra, Srta. Sueli e à mãe do atirador mais jovem, Sra. Cristiana, simbolizando todas as mulheres presentes.
Encerrando a solenidade, o Subtenente Ferreira efetuou a retirada dos jovens matriculados, que, após dispersão, retornaram ao pátio para se confraternizarem com familiares e amigos.
RESERVAS DO EXÉRCITO: Foram incorporados para o ano de instrução, conforme estabelece a Portaria nº 001, de 2 de janeiro de 2002, do Comando do Exército, 100 atiradores, dos quais 23 estão cursando Ensino Superior, 50 possuem Ensino Médio completo, e 27 estão cursando o Ensino Médio.
De acordo com o Chefe da Instrução, esses 100 jovens devem se considerar privilegiados por estarem fazendo parte do Exército Brasileiro. “Entre quase 1.000 jovens, estes 100 foram selecionados. Durante os próximos nove meses, receberão instruções que enriquecerão seus conhecimentos, preparando-os para a vida civil. Entram aqui, muitas vezes, assustados, temerosos, mas ao saírem sentirão saudades de uma época em que deixaram de ser meninos e se transformaram em homens. Daqui levarão amigos e ensinamentos que os acompanharão por toda a vida”, destacou o Sr. Subtenente André.
Além das instruções típicas militares, os novos atiradores terão instruções de civismo e cidadania, que os habilitarão a participar de diversas campanhas no município e cidades circunvizinhas, como campanha do agasalho, do leite, do remédio, além de participarem da doação de sangue, sempre com o objetivo de trabalhar pelo município, principalmente em prol dos menos favorecidos.
O Sr. Chefe da Instrução, Subtenente André, Instrutor e Funcionários agradecem a todas as autoridades, amigos do Tiro-de-Guerra, pais e familiares dos atiradores que com suas ilustres presenças abrilhantaram a solenidade militar.

Atenciosamente,

ANDRÉ TEODORO DA SILVA – Subtenente
Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02–026

“SAMPAIO - 200 ANOS: CORAGEM E DETERMINAÇÃO”

“TIRO-DE-GUERRA-ESCOLA DE CIVISMO E CIDADANIA”

Publicidade

Parceiros