O PERFUME DISFARÇA A HIPOCRISIA?

Cristiane Novelli 03/01/2011 - 10:58:05 Artigos

Eram dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram também um bichinho ao pai. O homem comprou um pastor alemão. Então os dois conversavam:
- Mas amigo, seu cão vai comer o coelho!
- De jeito nenhum. Imagina!!! O meu cão é ainda filhote, vão crescer juntos, ser amigos, entendo de bicho. Problema nenhum amigo!!! E parece que o dono do cão tinha razão, juntos cresceram e amigos ficaram. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças se divertiam tanto com aquela amizade de bichos!!! Certo fim de semana a família do coelho viajou e o coelho ficou sozinho, isso na sexta-feira. No domingo à tardinha, o dono do cachorro foi surpreendido com pastor alemão que entrou em casa com o coelho na boca. Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e claro, MORTO. Imaginem a cena, quase mataram o cachorro!!!
-O vizinho estava certo, e agora?
- Agora? Eu quero ver respondeu a esposa!
A primeira providência foi bater no cachorro, escorraçaram o animal, para ver se ele aprendia um pouco, a não mais fazer uma coisa daquelas. Mais algumas horas e os vizinhos iriam chegar, todos se entreolhavam e se perguntavam:
- Como iriam ficar as crianças?
E o cachorro lá fora choramingando e lambendo o corpo espancado!
Mas, de repente alguém teve uma idéia brilhante e infalível:
- Vamos dar um banho no coelho, deixar ele bem limpinho, depois secamos no secador, passamos perfume e colocamos de volta deitado perto da sua casinha no quintal. E assim fizeram, até perfume passaram ficou tão lindo que parecia vivo! Logo perceberam que os vizinhos finalmente haviam chegado e ficaram na expectativa. Notam em seguida os gritos das crianças:
- Descobriram! Comentavam.
Não foi nem cinco minutos e o vizinho veio bater a porta. Branco, assustado, parecia que tinha visto um fantasma.
- O que foi? O que é está cara?
- O coelho... O coelho!!!
- O que tem o coelho?
- Morreu?
-Morreu??? Ainda hoje a tarde parecia tão bem!!!
-Morreu na sexta, as crianças o enterrou no quintal e agora... Estava espantado!!! A história termina aqui. O que aconteceu depois não importa.
Vamos ao personagem que nos cativa nesta história, o cão. Imaginem o pobre cão desesperado procurando em vão pelo amigo coelho e depois de muito farejar descobre o corpo do amigo, morto, enterrado e então com o coração partido desenterra o amigo e vai mostrar aos donos o que lhe aconteceu.
Encheram-lhe de pancadas de todo quanto é lado!!! Agora vamos falar do dono, o ser humano. Ah!!! O ser humano sempre achando que um banho, um secador, um perfume, disfarçam a hipocrisia. Julga sempre os outros pela aparência, mesmo que tenha que deixar como melhor lhe convier. Maquiada, mascarada.
Muitas vezes não passamos de animais irracionais! Qual o seu perfume? Será este simplesmente um véu para a hipocrisia ou é aquele que exala as virtudes de um verdadeiro servo? De um verdadeiro filho de Deus? De H maiúsculos de homens e M maiúsculos de mulheres de Deus? Procure em oração verificar como JESUS CRISTO te vê, se ELE te olha com um sorriso como se falasse:
- Valeu à pena ter morrido por você!!! O Senhor está atento para a aparência do coração, aquela que os olhos carnais não podem contemplar, sejais cautelosos para julgar a aparência, muito mais aquela que é apresentada por outrem... I Samuel 16:7 “Não atentes para a sua aparência, nem para a altura de sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como o homem vê. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. Neste capítulo de I Samuel podemos verificar a tendência de nos humanos para aparência. Queremos impressionar através da aparência e muito pior deixamos nos impressionar pelas aparências. Quando o profeta atentou para a aparência dos filhos de Jessé ficou impressionado. Certamente podemos imaginar varões de boa aparência, robustos, musculosos e dignos de estarem numa posição tão elevada como a de um rei. No entanto, o Senhor rejeitou a todos os jovens de Jessé, exceto um que não estava ali, mas no campo a apascentar as ovelhas. Imaginem a surpresa de Samuel quando diante de Davi, aquele franzininho de aparência dócil, o Senhor declara: “Ungi, pois é este o escolhido! Quantas vezes somos tentamos para a aparência, ao vermos um irmão humilde sentados lá na última fila eu ou você quem sabe, numa posição tão mais elevada, com cargos a frente da igreja, nos surpreendemos quando Deus atenta para aquele irmão e diz: É este o meu escolhido, através dele farei grandes coisas para exaltação do meu Nome. Glórias a Deus!!!
Você com certeza como Samuel deve argumentar:
- Senhor, mais este? Por que não eu? Estou aqui há tanto tempo, tenho falado de ti aos seu filhos, me esforço tanto e agora o Senhor escolhe a este franzino e não a mim? Estamos sempre julgando a aparência. Olhamos para as pessoas que estão a nossa volta e julgamos conhecê-las, mas somente o Senhor a conhece e pode julgá-la. O Senhor te conhece, conhece tanto que sabe o que está pensando neste exato momento, conhece quais são seus sonhos, seus anseios, suas necessidades. Não conhecemos as pessoas tão profundamente, quanto Deus conhece. Que Deus abençoe sua vida, pois Ele é quem sonda teu coração e conhece a tua realidade!

Abraços!

Cristiane Novelli

Publicidade

Parceiros