PSF JARDIM JOSEFINA REALIZA TEATRO SOBRE A DENGUE NA EMEF “PROFª NILSE DE FREITAS”

Prefeitura M. de Ourinhos 17/04/2013 - 19:50:31 Diversos

Na última sexta-feira, 12 de abril, a EMEF “Profª Nilse de Freitas” desenvolveu, em parceria com os agentes de saúde e enfermeiras do PSF Jardim Josefina, um trabalho de conscientização na Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue nas escolas.
Foi realizada uma apresentação de peça teatral, na qual os alunos se divertiram aprendendo de forma lúdica a prevenção da doença. O objetivo espetáculo foi desenvolver na criança a construção da aprendizagem, conscientização, complementação e fechamento do que já havia sido trabalhado em sala de aula em relação ao assunto.
Além disso, foram trabalhados conceitos como as formas de contrair a doença, sintomas e o principal, a prevenção. A direção da EMEF “Profª Nilse de Freitas” agradeceu a participação dos agentes de saúde e enfermeiras do PSF Jardim Josefina e ressaltou o empenho, colaboração e participação ativa junto à escola.

Sobre a Dengue
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes Aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
A doença é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, já que a cada ano cerca de 20 mil pessoas morrem em consequência dessa dengue. Contudo, é uma epidemia de difícil controle, já que os ovos dos mosquitos Aedes Aegypti são muito resistentes e sobrevivem vários meses até que a chegada de água propicie a incubação. Estes ovos são depositados em diversos locais e rapidamente se transformam em larvas, que dão origem às pupas, das quais surge o adulto. Assim como a maioria dos demais mosquitos, somente as fêmeas se alimentam de sangue para a maturação de seus ovos, os machos se alimentam apenas de substâncias vegetais e açucaradas.
A dengue pode se apresentar, clinicamente, de quatro formas diferentes formas: Infecção Inaparente, Dengue Clássica, Febre Hemorrágica da Dengue e Síndrome de Choque da Dengue. Dentre elas, destacam-se a Dengue Clássica e a Febre Hemorrágica da Dengue.
O Aedes Aegypti é um mosquito que pica durante o dia e se reproduz em água parada. A única forma de prevenir é não deixar acumular água. É uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos.

Publicidade

Parceiros