BRUZAROSCO DESTACA IMPORTÂNCIA DO CENTRO POPULAR DE COMPRAS DE OURINHOS EM REUNIÃO DA CEE

assessoria 19/04/2013 - 15:48:35 Região

Durante os encontros que reúnem membros das Comissões Municipais do Emprego, o secretário adjunto da SERT enfatiza a necessidade do fim da informalidade e cita o exemplo ourinhense

O secretário adjunto do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Aparecido Bruzarosco, durante as reuniões do Fórum Estadual da Comissão Estadual do Emprego (CEE), nas cidades paulistas destaca a importância de os comerciantes deixarem a informalidade. Bruzarosco que foi secretário de Serviços Urbanos em Ourinhos, durante a gestão do ex-prefeito Toshio Misato, faz questão de pontuar os benefícios da construção do Centro Popular de Compras.
“Lutar para que os comerciantes saíssem da informalidade. Esse foi o meu trabalho, juntamente com o então prefeito, Toshio Misato, quando da elaboração do projeto para a retirada dos ‘camelôs’ da popular ‘Praça do Caló, em Ourinhos’”, diz Bruzarosco ao falar do local, inaugurado há cerca de um mês.
Em seus pronunciamentos aos participantes que estão nos encontros destinados à capacitação dos membros das Comissões Municipais do Emprego (CMEs), o secretário adjunto que é sindicalista com ampla experiência em negociações com trabalhadores relatou o empenho para a mudança dos comerciantes da “Praça do Caló”, para o antigo Campo do Operário, nas proximidades do Centro Cultural “Tom Jobim”.
“Acompanhei tudo desde o começo a batalha do ex-prefeito, Toshio. Lembro da polêmica e discussão, já que muitos acreditavam que queríamos retirar as pessoas do “camelódromo”, deixá-las sem trabalho e que iríamos prejudicar os comerciantes. No entanto, pude conversar com aquelas, explicar a importância financeira e profissional de eles deixarem a informalidade, além de apresentar a muitos os benefícios proporcionados pelo Banco do Povo Paulista (BPP), na aquisição de empréstimos com juros baixos”, lembra Bruzarosco.
O secretário adjunto, explica que ao lado de Misato, liderou muitas negociações com os comerciantes para que todos tivessem um meio de deixar a informalidade. Por vezes, ao lado do então chefe do Executivo, esteve em reuniões com os “camelôs” e viu de perto a realidade de cada um deles.
Sempre que passa pelo Centro Popular de Compras, Bruzarosco orgulha-se de toda a luta ao lado do companheiro Toshio, em busca de melhores condições de trabalho aqueles que hoje, possuem seus boxes em um local adequado. “Quando passo por uma cidade e vejo um ‘camelódromo’ como o que existia em Ourinhos, me recordo de cada momento da nossa batalha. Por isso, recomendo aos prefeitos para que façam o possível para incentivar os comerciantes a construírem locais adequados para as compras, que saíam da informalidade e que os espaços sejam melhores aproveitados”, ressalta.
O secretário adjunto da SERT faz questão de pontuar que a mudança dos comerciantes para um novo local, levou mais dignidade aos profissionais. “Ao formarem a Associação do Centro Popular de Compras, presidida pelo Luiz Pereira de Lucena Neto, os ‘camelôs’ deixaram de passar por muitos constrangimentos provocados pela informalidade. Fazer compras e comprovar renda para adquirir um carro ou um imóvel, ficou ainda mais fácil”, finaliza Bruzarosco.

Centro Popular de Compras
O Centro Popular de Compras foi inaugurado no dia 23 de março, por meio da publicação do Decreto nº 6080, que permite o uso área pela Associação do Centro Popular de Compras por dez anos. O prazo pode ser prorrogado por igual período.

Comissão Estadual do Emprego

A CEE objetiva auxiliar na definição de políticas que compõem o Sistema Público de Emprego do Estado de São Paulo. Por meio de reuniões periódicas, a CEE, organizada de forma tripartite (poder público, trabalhadores e empregadores), busca soluções para o desemprego no Estado de São Paulo.

Para saber mais a respeito da CEE e de outros programas da SERT, acesse: www.emprego.sp.gov.br.

Publicidade

Parceiros