RECICLA OURINHOS ADQUIRE NOVO CAMINHÃO DE COLETA

AGÊNCIA JP-2 15/05/2013 - 21:16:02 Diversos

A cooperativa Recicla Ourinhos ganhou mais um reforço essa semana. Um novo caminhão de coleta foi adquirido com recursos do edital de projetos da Funasa (Fundação Nacional da Saúde) e passará a atender alguns bairros da cidade que ainda não são contemplados pela coleta seletiva. No total, foram liberados R$ 176 mil para compra do veículo, prensa e balança de uma tonelada. O projeto destinado a equipar associações e cooperativas de catadores foi contemplado em 2010, mas só este ano o recurso foi disponibilizado para a aquisição dos bens.

A presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, explica que, para participar dos projetos da Funasa, as cooperativas precisam emitir uma série de declarações, certidões negativas, documentos atestando a idoneidade do trabalho dos catadores e um projeto de coleta e reciclagem. Todas as entidades inscritas passam por um processo de seleção e somente os melhores projetos são aprovados.

De acordo com Matilde, o novo veículo de transporte será imprescindível para a expansão da coleta seletiva que deverá acontecer em breve, após alguns detalhes que serão definidos em reunião com a prefeita Belkis Fernandes. Atualmente, os catadores são responsáveis pela coleta em 50% da cidade. “Vamos ter uma reunião com a prefeita na tarde desta quinta-feira, 16, para tratar da questão da coleta seletiva no município. Posso adiantar que a Belkis está sendo uma grande parceira da Recicla Ourinhos e por isso temos a esperança de poder estender até 2014 o atendimento da coleta para toda a cidade”, afirmou a catadora.

Nos últimos anos, o sério trabalho desenvolvido pelos catadores em Ourinhos tem sido recompensado. A Recicla Ourinhos já recebeu incentivos do Governo Federal e da Fundação Banco do Brasil, provenientes da aprovação de editais de fomento. A contemplação de mais esse projeto da Funasa vem coroar os esforços realizados para captação de recursos que visam preparar a cooperativa para chegar a sua meta principal: o atendimento a 100% do município.

Publicidade

Parceiros