PSICOPEDAGOGIA X TDAH

Drielly A. Batista 27/05/2013 - 17:47:52 Artigos

A Psicopedagogia surgiu na Argentina há mais de 30 anos e foi em Buenos Aires, sua capital, a primeira cidade a oferecer o curso de Psicopedagogia. Contudo, chegou ao Brasil na década de 70, cujas dificuldades de aprendizagem nesta época eram associadas a uma disfunção neurológica denominada de disfunção cerebral mínima.
Inicialmente, os problemas de aprendizagem foram estudados e tratados por médicos na Europa no século XIX e no Brasil percebemos, ainda hoje, que na maioria das vezes a primeira atitude dos familiares é levar seus filhos a uma consulta médica.

A psicopedagogia é um campo de atuação, que podemos identificar como a principio a junção da pedagogia com a psicologia, com o respectivo objetivo, o desenvolvimento de estratégias para ser trabalhada com crianças com dificuldades de aprendizagem, seja ela, na parte escolar, social e comportamental.
Uma das principais características dessa área é o acompanhamento, também de crianças que sofrem com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, que mesmo a criança fazendo o tratamento com o médico e com os outros profissionais, não consegue suprir as suas limitações que estão extremamente ligada a área escolar.

A intervenção psicopedagogica é fundamental, pois é ela que irá intervir sobre as dificuldades que já foram associadas pelo TDAH, principalmente na vida escolar, tratando as barreias existentes, tanto no processo social, quanto no processo escolar.

A psicopedagoga é uma grande peça desse quebra-cabeça (tratamento), pois é ela, junto com os pais e a professora da criança, que irá trabalhar as lacunas que ainda existem na aprendizagem, trabalhando os processos sociais, cognitivos, afetivos, escolares.

Portanto, se conclui que a intervenção do psicopedagogo é de extrema importância para que o tratamento resultando aspectos positivos, por meio de oficinas psicopedagogicas, psicomotricidade, e das brincadeiras e jogos em gerais, ou até mesmo atividades lúdicas proporcionando uma alteração favorável na vida dessas crianças.

Drielly A. Batista Mestranda em Psicologia pela UNESP Assis.

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