O JOGO COMO UM SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM

Drielly A. Batista 29/05/2013 - 12:51:36 Artigos

O jogo advém do século XVI, e os primeiros estudos foram realizados em Roma e Grécia, destinados ao aprendizado das letras. Esse interesse decresceu com o advento do cristianismo que visava uma educação disciplinada como memorização e obediência.
A palavra jogo vem do latim ‘’incus’’ quer dizer diversão, brincadeira, com aparecimento da companhia de Jesus (uma organização religiosa inspirada em moldes militares, decididos a lutar em prol do catolicismo e que utilizamos o processo educacional como uma arma), o jogo educativo passou a ser um recurso auxiliar de ensino, vindo a expandir-se a partir de então.
É por meio deles que podemos trabalhar vários conceitos, como a coordenação motora, o raciocínio lógico, noções de espaço, desenvolvimento moral, cognitivo e afetivo. Quando uma criança brinca tudo em volta dela se transforma, ela reflete, ordena, reconstrói, organiza, suas idéias e passa a desenvolver melhor o seu conhecimento.
Desde o seu nascimento, é de extrema importância para a criança o ato de brincar, tanto para o desenvolvimento cognitivo, como para a aprendizagem, para que ela possa crescer saudável, fazendo utilização de suas fantasias, desejos e liberdade. Por meio da brincadeira a criança enxerga o mundo de uma outra forma, utilizando expressões variadas. É como nos diz Macedo, Petty e Passos (2005, p.14)

O jogar é uma brincadeira organizada [...] O jogo é uma brincadeira que evolui [...] A brincadeira é o que será do jogo, é sua antecipação, é sua condição primordial. A brincadeira é uma necessidade da criança; o jogo, uma de suas possibilidades á medida que nos tornamos mais velhos.

Afinal, é pelo jogo, que a criança aprimora a sua função lingüística infantil, passando isso para a realidade, transformando cada dia algo inovador e construtivo para sua aprendizagem.

Drielly A. Batista Mestranda em Psicologia pela UNESP Assis.

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