O SIMPLES ATO DE BRINCAR

Drielly A. Batista 03/06/2013 - 15:30:08 Artigos

Se brinquedos são sempre suportes de brincadeiras, sua utilização deveria criar momentos lúdicos de livre exploração, no quais prevalecem a incerteza do ato e não se buscam resultados. Porém, se os mesmos objetos servem como auxiliar da ação docente, buscam-se resultados em relação á aprendizagem de conceitos e noções ou mesmo ao desenvolvimento de algumas habilidades. Nesse caso o objeto conhecido como brinquedo não realiza sua função lúdica deixa de ser brinquedo para tornar-se material pedagógico. (KISHIMOTO, 1994, p. 14)

Brincar envolve mais do que um simples ato, é por meio das brincadeiras que todos os desenvolvimento psíquicos podem ser trabalhados de forma positiva para o processo de aprendizagem das crianças.

Quando uma criança brinca ela não esta somente preocupada com a aquisição de conhecimento ou desenvolvimento de qualquer habilidade mental ou física, mas sim, em colocar tudo o que sente como: a sensação de angustia, aflição, raiva, inveja, e faz com que ela adquira maior concentração aprendendo a conviver com as situações de conflito, exercendo sua própria criação cultural, sendo assim o brincar não é somente uma dinâmica interna, mas uma atividade que desenvolve todos os processos da criança, principalmente o social.

As brincadeiras de faz de conta favorecem vários benefícios para a aprendizagem, havendo uma ponte entre a realidade e a fantasia, fazendo com que a criança saia de seu mundo, e conheça outro universo imaginário, fantasiando e viajando em algo desconhecido, já os jogos de regras servem como um instrumento que será levado para a vida toda ‘’o limite’’ a criança aprende a lidar com o errado e o certo (mesmo sabendo que esses conceitos é essencial ser trabalhos desde muito cedo).

Contudo, brincar é totalmente envolvente, interessante e informativo, por que coloca a criança em um contexto de interação, em que suas atividades físicas e de fantasias, bem como os objetos que servem de projeção ou de suporte orienta, organiza as energias da criança dando formas de ocupação.

Drielly A. Batista Mestranda em Psicologia pela UNESP Assis.

Publicidade

Parceiros