RECICLA OURINHOS VAI EXPOR MODELO DE TRABALHO NO 1º ENCONTRO DOS CATADORES DA AMAZÔNIA LEGAL BRASILEIRA

AGÊNCIA JP-2 04/06/2013 - 18:57:21 Diversos

Evento acontecerá em Manaus nos dias 11 e 12 de junho com o objetivo de discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a inclusão dos catadores na coleta seletiva

Por Agência JP2

A cooperativa Recicla Ourinhos mais uma vez levará o nome de Ourinhos para um evento de nível nacional, onde estarão presentes representantes dos estados de Amazonas, Amapá, Acre, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Pará, Tocantins. No próximo dia 11 de junho, a presidente da cooperativa, Matilde Ramos da Silva, embarca para Manaus a convite da organização do 1º Encontro dos Catadores da Amazônia Legal Brasileira. O encontro, que será realizado na Assembleia Legislativa do Amazonas, conta com o apoio do Governo Estadual, Governo Federal, Eletrobrás, Ministério Público do Trabalho e Fundação Banco do Brasil.

Durante dois dias serão abordados diversos temas envolvendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a inclusão dos catadores na coleta seletiva nos estado da Amazônia Legal. O objetivo é construir um espaço de diálogo entre os atores locais (gestores estaduais, municipais e catadores) visando a implementação de uma política pública que atenda às exigências da Lei de Resíduos Sólidos.

Estarão participando das discussões catadores, representantes das associações e cooperativas, representantes do poder público federal, estadual, municipal, administradores, técnicos e legisladores municipais, estudantes, parceiros e apoiadores, bem como organizações não governamentais.

A catadora ourinhense Matilde Ramos será uma das palestrantes e terá a oportunidade de expor ao público o trabalho das redes solidárias de catadores que vêm atuando na região de Ourinhos, Ipaussu e Piraju. A rede de comercialização Cata Recicla foi criada com o intuito de promover o fortalecimento e a organização dos catadores de materiais recicláveis. Segundo Matilde, o trabalho em cadeia possibilita às cooperativas atenderem às exigências impostas pelas indústrias, relacionadas principalmente à quantidade e qualidade mínimas do material a ser fornecido e cumprir os prazos de entrega. A venda direta às empresas recicladoras é mais lucrativa e possibilita um aumento no rendimento dos catadores.

Na sua apresentação, a presidente da Recicla Ourinhos falará ainda sobre o contrato da cooperativa com o poder público municipal. A parceria vem possibilitando a remuneração dos catadores pelos serviços de coleta seletiva realizados na cidade, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Para Matilde, ver uma cooperativa do interior de São Paulo ser convidada novamente para participar como exemplo de trabalho para outras regiões do país é extremamente gratificante e renova a vontade de lutar para que os governantes tenham o devido reconhecimento ao árduo trabalho dos catadores. “Infelizmente ainda somos tratados de forma desigual, apesar de termos conquistado muitas coisas positivas, temos que ser mais valorizados pelos serviços que prestamos ao município. Muitos prefeitos ainda não entenderam isso, mas graças ao Governo Federal temos uma legislação que está colaborando e muito para mudar esse cenário. Os municípios terão que se adequar a essa nova Lei, que beneficiará toda a sociedade com uma cidade mais limpa e sustentável”, concluiu a presidente da Recicla Ourinhos.

Publicidade

Parceiros