SAE FAZ CONSTANTES ESTUDOS PARA MELHORAR A COLETA DE LIXO EM OURINHOS

SAE - OURINHOS 03/07/2013 - 19:13:50 Diversos

Em média, cerca de 80 toneladas de lixo, são recolhidos diariamente pela Superintendência de Água e Esgoto (SAE). Para garantir um serviço de qualidade, a autarquia está sempre se aperfeiçoando e realizando estudos para melhorar a coleta de lixo, pois sabe que o trabalho bem executado também resulta em saúde para todos.

Para se ter uma cidade limpa e livre de lixo é importante a participação da população, assim como está em estudo, alternativas para que o recolhimento do lixo ocorra de forma mais rápida, como destaca o superintendente da SAE, Haroldo Adilson Maranho. “O sistema de coleta de lixo praticado em Ourinhos é o mesmo realizado na maioria das cidades, por ser mais barato e eficiente para o contribuinte. O sistema funciona com coletores separando os lixos em montes nas esquinas, para depois o caminhão com outra equipe passar recolhendo. Estamos providenciando alternativas para que diminua o tempo entre a separação do lixo até o caminhão recolher”.

O diretor de Limpeza Urbana da SAE, Alechandre Luís Ribeiro, faz um alerta e pede a colaboração da população, para colaborar na coleta do lixo. “Nossa maior dificuldade é a presença de animais, principalmente cachorros que remexem no lixo separado pelo coletor e que avançam nos profissionais, por isso, peço a ajuda dos moradores para que deixem seus bichos de estimação dentro de casa, quando os coletores passarem no bairro. Outra ação que pedimos a contribuição são os garimpeiros, para que quando mexerem no lixo separado pelos coletores, após recolher o reciclável, fechem o saco para que não se esparrame na rua, que causa a sujeira e o mau-cheiro, atrapalhando e atrasando o trabalho dos coletores”, finaliza.

Alteração da coleta de lixo na região da Vila Christoni

Como parte dos estudos para melhoria da coleta de lixo, está sendo alterado em alguns bairros da cidade, os dias e horários mais adequados para se fazer o recolhimento. A partir do dia 15 de julho, a coleta de lixo será modificada para as terças-feiras, quintas-feiras e sábados, nos bairros: Vila Nova, Vila Nova Christoni, Vila Christoni, Jd. Vista Alegre, Loteamentos Braz Christoni e Maria Christoni, Vila Recreio I – II, Vila Marcante, Jd. Flórida e Jd. Colorado. Informações pelos telefones 0800-100414 ou (14) 3322-1866.

Descarte correto do lixo

Para garantir a segurança da sua família e também dos coletores de lixo, o acondicionamento e descarte de materiais cortantes deve ser feito de maneira responsável, pois essa é uma atitude importante para o bem estar de todos. Confira dicas fáceis que podem evitar que pessoas se machuquem:

CACOS DE VIDRO
Colocar o copo/vaso quebrado na caixinha de leite. Amarrar bem para que os cacos e pedaços de vidro não escapem.

LATAS DE CONSERVA
As latas com tampas serrilhadas de metal também podem ser colocadas na caixinha de leite.

PARAFUSOS E PREGOS
Pregos e parafusos podem ser entortados com um martelo ou alicate, inutilizando a ponta que pode causar graves ferimentos e enrolar em grandes quantidades de jornal.

LÂMPADAS/ ESPETINHOS

As lâmpadas podem ser alocadas dentro de caixas ou latas de leite ou achocolatado e até mesmo garrafas pet. Espetinhos podem ser colocados dentro das garrafas.

SERINGAS/GILETES
Esses produtos devem ser embrulhados em papel resistente. O mesmo vale para fósforos, fogos de artifício, isqueiros e outros produtos que produzem fogo, que são descartados somente depois de utilizados completamente.

LATAS DE GASES E SPRAY
Após o uso recomenda-se fazer pequenos furos para que em caso de incêndio não representem riscos de explosão.

FRALDAS DESCARTÁVEIS
Outra dica é retirar sempre a sujeira das fraldas descartáveis, ou as embrulhe em um saco plástico para evitar o odor.

RESTOS DE COMIDA
Evite descartar restos de peixes e carnes no lixo da cozinha. Embrulhe-os em sacos plásticos para evitar mau cheiro e insetos na área ao redor para depois juntar ao lixo.


Parceiros