RECICLA OURINHOS - ENCONTRO NACIONAL DISCUTIU CADEIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

AGÊNCIA JP-2 17/07/2013 - 20:05:50 Diversos

Evento aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande Sul, e contou com a participação de catadores da Recicla Ourinhos e de todo o país, representantes do governo e entidades ligadas à reciclagem

Por Agência JP2

Catadores da Recicla Ourinhos e de cooperativas de reciclagem de todo o país estiveram presentes de 11 a 14 de julho no II Fórum Mundial da Economia Solidária, que foi realizado na cidade de Santa Maria (RS).

Durante o evento, os participantes que fazem parte do “Cataforte”, um programa desenvolvido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) e pela Fundação Banco do Brasil que promove ação de formação e assessoria técnica para o setor de reciclagem, tiveram a oportunidade de compartilhar e incorporar conhecimentos e experiências da cadeia dos resíduos sólidos. As 35 redes de catadores que marcaram presença no encontro puderam participar da discussão de estratégias que irão auxiliar na consolidação das próximas ações apoiadas pelo Cataforte.

Participaram do evento o secretário de Economia Solidária, Paulo Singer, representantes da Fundação Banco do Brasil, BNDES, Petrobras, MTE/Senaes, Banco do Brasil, Ministério Público, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Santa Maria, MNCR, RIPESS/AL e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Para a presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, o Fórum propiciou uma rica troca de experiências entre as cooperativas de reciclagem de todo o país. “Nesses encontros promovemos discussões sobre o resultado dos trabalhos desenvolvidos por cada entidade e avaliamos o que vem dando certo para poder implantar nas outras redes. Essa união é fundamental para o fortalecimento da coleta seletiva e para a inclusão social dos catadores”, enfatizou.

Cataforte

O Projeto é divido em três etapas. Na primeira - Cataforte I - lançada em 2010, foram capacitados 10,6 mil catadores em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal. A ação contemplou cooperativas e associações, priorizando catadores vinculados a empreendimentos econômicos solidários e que tivessem acessado previamente políticas públicas de apoio e fomento do Governo Federal. Foram realizadas ações em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, a fim de melhorar as condições de trabalho, a organização coletiva e a qualidade de vida das famílias de catadores de materiais recicláveis.

A segunda etapa - Cataforte II – priorizou ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura de logística das cooperativas e associações, preferencialmente organizadas em rede, por meio da aquisição de veículos, capacitação de catadores e de lideranças, possibilitando a melhoria da capacidade operacional de coleta, transporte e comercialização. Nesta fase, foram adquiridos cerca de 140 caminhões, dos quais 115 foram entregues às cooperativas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Distrito Federal. As últimas unidades que serão entregues estão em fase de emplacamento e plotagem.
A presidenta Dilma Rousseff já anunciou o lançamento do Cataforte III para o mês de novembro na capital federal. A Recicla Ourinhos já foi convidada e estará presente no lançamento da nova fase do programa.

O Cataforte tem a parceria do Ministério do Trabalho e Emprego/Senaes, Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e do Movimento Nacional dos Catadores de Material Recicláveis (MNCR).

Publicidade

Parceiros