COMO APROVEITAR AS REDES SOCIAIS E IMPULSIONAR SEU NEGÓCIO

assessoria 22/07/2013 - 08:31:21 Artigos

As recentes manifestações de rua ocorridas em todo o Brasil mostraram claramente como as redes sociais passaram a influir no comportamento da população. Por meio delas milhares de brasileiros se informaram sobre os protestos e se mobilizaram em torno de reivindicações comuns. Foi uma prova do poder da internet para encurtar distâncias, conectar pessoas rapidamente e em larga escala e disseminar opiniões de forma amplificada.

O empreendedor pode muito bem aproveitar a força das redes sociais nos seus negócios. Expandir a presença na internet, com uma conta no Facebook ou Twitter, por exemplo, para divulgar a marca e atrair consumidores é estratégico. Mas a iniciativa só vale se bem executada ou o efeito será insignificante e até prejudicial.

Posto que o público-alvo da empresa está nas redes sociais, é preciso se estruturar para sustentar as ações necessárias. Há gente na equipe para monitorar o que se passa nesse universo e que saiba lidar com situações que venham a ocorrer? Redes sociais exigem diálogo e interação com o consumidor. É um espaço onde o cliente se expressa, reclama, elogia, dá sugestões e quer respostas imediatas. Se ele sentir que está falando sozinho, o recurso se volta contra a empresa que passará a ser alvo de críticas – espalhadas na conhecida velocidade do mundo virtual. A empresa deve ouvir as demandas e ter agilidade para tomar providências. Muitos indivíduos protegidos pelo anonimato proporcionado pela internet falam coisas na web que não teriam coragem pessoalmente. Daí a necessidade de alguém com tato para agir nesses casos.

As redes sociais não podem virar meros catálogos digitais. O melhor é oferecer conteúdo sobre o que é vendido, o mercado, os lançamentos, falar de tendências, promoções, propor enquetes, emitir opiniões, compartilhar vídeos etc.

Elas são uma fonte rica em informações sobre o que o público pensa da empresa, do produto e do serviço e servem de guia para avaliar o que fazer.
Estar nas redes sociais não é marcar território. É ter em mãos uma ferramenta de grande utilidade para quem sabe usá-la.

Bruno Caetano é diretor superintendente do Sebrae-SP

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