INANDIMPLÊNCIA DO CONSUMIDOR SE MANTÉM ESTÁVEL EM OURINHOS

ACE Ourinhos 25/07/2013 - 08:42:02 Diversos

Segundo dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) da Associação Comercial e Empresarial de Ourinhos, o número de devedores no comércio de Ourinhos permaneceu praticamente o mesmo no comparativo entre os primeiros semestres de 2013 e 2012. De janeiro a junho do ano passado, foram incluídos 5.663 registros no cadastro nacional de inadimplentes. No mesmo período deste ano foram 5.653 inclusões.
Na avaliação do presidente do Sincomércio, Fred Correa Leite, alguns fatores estão contribuindo para essa estabilidade, como o crescimento da renda real e o mercado de trabalho aquecido que permite às famílias uma estabilização do consumo e mais espaço no orçamento para quitar as prestações em atraso. “Houve praticamente um empate técnico entre os períodos avaliados, um cenário bastante interessante que comprova que a inadimplência não disparou no decorrer do ano”, afirma o sindicalista.
Mesmo estabilizada, a dívida ativa no município ainda é considerada alta. Mais de R$ 6 milhões estão deixando de circular no comércio local, de acordo com levantamento do SCPC. Essa situação vem preocupando as entidades que representam o setor empresarial na cidade. A Associação Comercial e o Sincomércio vêm realizando um trabalho de conscientização junto aos comerciantes com o objetivo de renegociar as dívidas dos seus clientes por meio de campanhas de recuperação do crédito. “É muito importante oferecer aos consumidores devedores à oportunidade de quitar ou renegociar a sua dívida. Para isso, solicitamos aos comerciantes que sejam mais flexíveis, reduzindo os juros e estabelecendo um parcelamento do débito. Sabemos que muitas pessoas que estão com o nome sujo não agiram por má fé e querem regularizar sua situação, precisam apenas de uma oportunidade para adequar as parcelas da dívida ao orçamento”, salienta Fred.
Outra ação recomendada aos comerciantes é a prevenção da inadimplência por meio da consulta ao banco de dados do SCPC antes de qualquer venda no cheque ou crediário. Todas as empresas associadas à ACE Ourinhos têm acesso ao sistema que permite verificar em âmbito nacional a incidência de débitos anteriores no nome do comprador. Dessa forma, é possível avaliar os riscos durante a negociação e, se for o caso, não concretizar a venda.
A consulta ao SCPC é bastante simplificada e todas as informações são obtidas em questão de segundos. No site da ACE (www.aceourinhos.com.br) existe um passo a passo sobre como fazer a operação. O sistema dispõe de dados detalhados sobre a situação atual de pessoas física ou jurídica e traz informações sobre títulos protestados e registros de devedores fornecidos por todos os segmentos empresariais, tais como: comércio, indústria, prestadoras de serviços e instituições financeiras. O acesso pode ser realizado de qualquer computador pessoal, 24 horas por dia, mediante senha de acesso fornecida pela entidade a cada associado.


Parceiros