SEBRAE-SP LANÇA CARTILHA PARA LOJISTAS VENDER MELHOR NO DIA DOS PAIS.
Com orientações detalhadas, material traz dicas para ajudar o negócio prosperar na data
O Sebrae-SP lança a cartilha Venda Melhor-Dia dos Pais para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas na data, considerada pelo comércio varejista como uma das mais importantes do calendário. Para obter a cartilha, disponível na internet no endereço http://sebr.ae/sp/vendamelhor_pais o empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP e retirar.
Detalhada, a cartilha ensina como montar kits temáticos para variados tipos de pai do clássico ao fanático por futebol , além de passar dicas valiosas, ensinando ao comerciante como as práticas cotidianas podem refletir positivamente no seu faturamento.
Eventos sazonais são ótimos momentos para o empreendedor divulgar seus produtos e serviços de forma mais incisiva. Assim como as outras datas, O Dia dos Pais traz desafios e oportunidades para o varejo, com a demanda levando o faturamento a uma variação positiva, afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Para atingir esse objetivo, a cartilha orienta o lojista quanto a alguns cuidados essenciais: não estocar itens demais apenas com vistas a aproveitar descontos de fornecedores; não comprar pouco e, com isso, perder oportunidades de venda. Fazer um mix de produto e serviços, fazer promoções, criar motivos e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.
No quesito equipe, o material desenvolvido pelos especialistas do Sebrae-SP lembra da importância de se investir no aperfeiçoamento constante do pessoal de atendimento. Já com relação ao ponto de venda, ações como exposição correta dos produtos na vitrine, visando facilitar a escolha do cliente, e bom gosto na decoração e no visual interno da loja figuram entre as valiosas orientações.
Oito dicas para não errar nesta data
1 Defina seu público-alvo: em datas comemorativas, o público que vai frequentar sua loja pode não ser o seu público-alvo atual.
2 Atenção aos cuidados essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de realizar pedidos de compra.
3 Faça um mix de produtos/serviços: pense em pacotes de serviços, cheques-presente e explique as condições de troca.
4 Treine seus funcionários: o vendedor deverá utilizar argumentos de vendas diferentes e saber passar informações detalhadas.
5 Faça promoções e crie motivos: Promoção é vender algo, não somente baixar preço. inove, invente, você é quem define o que promover.
6 Adapte o ponto de venda: crie uma rotina de vendas para que o caixa seja rápido no fechamento da venda.
7 Divulgue sua loja: faça propaganda em jornal, revista, rádio, TV, faixas, carro de som, banner, etc.
8 Atenda bem seu cliente conheça bem seu cliente e mantenha com ele diálogo constante., além de ter domínio da informação.