AERO ORIENTA ARQUITETOS E ENGENHEIROS SOBRE NOVA NORMA DA ABNT PARA CONSTRUÇÃO CIVIL

AGÊNCIA JP-2 02/08/2013 - 08:41:34 Diversos

Entre as exigências estão isolamento térmico e acústico nos imóveis. Especialista acredita que novas regras podem melhorar convívio entre vizinhos.

Por Agência JP2

A AERO (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Ourinhos e Região) está orientando os profissionais de engenharia e arquitetura sobre as novas regras para a construção de imóveis residenciais no país. Entre as exigências, está a obrigatoriedade do uso de isolamento acústico e térmico nas obras. Os apartamentos, por exemplo, terão um valor máximo de decibéis permitido para ruídos externos e a temperatura do interior da residência deverá atender a uma medida pré-determinada, que varia de acordo com cada região do país.
As determinações provêm da Norma 15.575/2013 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem como objetivo garantir conforto, segurança e qualidade nas instalações dos imóveis. Conhecida como Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, ela é válida para habitação de projetos protocolados nas prefeituras.

O presidente da AERO, Eng. Geraldo Sérgio Pereira, aprovou as mudanças e acredita que as regras serão benéficas ao consumidor.“Vejo essa nova norma como um grande avanço na construção civil, embora com certo atraso, pois muitas pessoas que adquiriram seus imóveis no passado foram lesadas e estão ainda brigando na justiça para terem o que lhes foi vendido e não entregue como constava em seus contratos”.

Geraldo Sérgio destacou que o novo normativo também vai funcionar como um impulso à indústria da construção, na medida em que incentiva o uso da inovação no setor. Outro detalhe importante alertado pelo presidente da AERO é que muitas faculdades certamente terão que adaptar a novidade às suas grades curriculares. “De maneira geral, todo o mercado vai ter que se adequar a esses critérios”, afirmou.

A Norma de Desempenho de Edificações é dividida em seis partes: uma de requisitos gerais da obra e outras cinco referentes aos sistemas que compõem o edifício (estrutural, de pisos, de cobertura, de vedação e sistemas hidro sanitários). Para cada um deles, são estabelecidos critérios de qualidade e procedimentos adequados. Por exemplo, a estrutura de uma parede deverá suportar, sem apresentar falhas ou rachaduras, o impacto de uma determinada força medida em joules. Os sistemas de cobertura terão que apresentar resistência ao fogo durante um determinado período de tempo. Já as vedações de parede terão que garantir uma redução específica da temperatura e oferecer proteção acústica, ou seja, deverá abafar os sons externos dentro de uma medida pré-determinada.
O Eng. Geraldo Sérgio disse que a AERO está à disposição para receber os profissionais da construção civil e orientá-los sobre as novas exigências.

Legenda – Presidente da AERO, Eng. Geraldo Sérgio

Parceiros