II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DEBATEU POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O SETOR

Prefeitura M. de Ourinhos 13/08/2013 - 18:50:32 Diversos

A Prefeitura Municipal de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na última sexta-feira, 09, a II Conferência Municipal de Cultura no Centro Cultural Tom Jobim.
Entre outros assuntos, o encontro debateu o tema nacional proposto pelo Ministério da Cultura: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Participaram do evento, que durou o dia todo, 86 pessoas, entre agentes da cultura, autoridades e membros da sociedade civil.
No período da manhã, foram apresentados os quatro eixos que serão debatidos na III Conferência Nacional: Eixo 1 - “Implementação do Sistema nacional de Cultura”; Eixo 2 - “Produção Simbólica e Diversidade Cultural”; Eixo 3 - “Cidadania e Direitos Culturais” e Eixo 4 “Cultura e Desenvolvimento”.
Os participantes foram divididos em quatro grupos com a finalidade de elaborar propostas para contemplar todos os eixos. Durante a tarde ocorreu a plenária para apreciação e debate das proposições. Também foram eleitos os delegados que irão participar das conferências de nível regional e estadual.
Os delegados eleitos foram o arquiteto Gustavo Gomes, o professor de artes Francisco Claúdio Granja, a jornalista Daniele Gonçalves Barboza e o secretário de cultura Fernando Henrique Mella Ribeiro “Cavezali”.
Entre algumas propostas básicas elaboradas estão, a Criação do Conselho Municipal de cultura (Eixo 1), criação de novos mecanismos para formação de público (Eixo 2), Implementação do programa continuado que objetiva levar a cultura para periferia, por meio dos alunos de destaque dos cursos formais na condição de multiplicadores sob supervisão de professores e com remuneração na forma de bolsa (Eixo 3), e criação de mecanismos para contribuição espontânea de pequenas e médias empresas para cultura (Eixo 4).
O secretário de Cultura avaliou que a Conferência é um mecanismo que possibilita o intercâmbio com a população. “Acredito que esta ferramenta é indispensável para consolidação do Sistema Nacional de Cultura, além de ser de grande relevância para o município. A Conferência possibilita a participação popular, este mecanismo permite a coleta de sugestões e propostas da sociedade civil para o Governo Municipal elaborar estudos e implantar novos projetos”, ressaltou Fernando Cavezali.


Publicidade

Parceiros