PRESIDENTE DA RECICLA OURINHOS É ELEITA PARA REPRESENTAR REGIÃO NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE

AGÊNCIA JP-2 15/08/2013 - 17:15:37 Diversos

Por Agência JP2

A presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva, foi uma das delegadas eleitas para representar a região na Conferência Estadual do Meio Ambiente, que ocorrerá no mês de setembro.
A escolha do nome da catadora de material reciclável aconteceu durante a Conferência Regional, realizada no auditório das FIO (Faculdades Integradas de Ourinhos) no dia 05 de agosto. Além de Matilde Ramos, catadoras de Ipaussu e Maracaí vão compor a comitiva que representará os municípios da região no evento estadual.
A proposta das Conferências Municipais, Regionais, Estaduais e Nacional de Meio Ambiente é debater a Política Nacional dos Resíduos Sólidos e a mudança nos padrões de produção e consumo explorando quatro Eixos Temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis; Impactos Ambientais; Geração de Emprego, Trabalho e Renda; Educação Ambiental.
A discussão em torno da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo a União, estados e municípios, o setor produtivo e a sociedade civil na busca de soluções para os graves problemas causados pela gestão inadequada dos resíduos no país.
Uma das principais iniciativas do governo federal para a implementação da política foi a elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos que contempla os diversos tipos de resíduos gerados, as respectivas alternativas de gestão e gerenciamento, bem como metas para diferentes cenários, programas, projetos e ações correspondentes. O Plano apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico, conservação ambiental e inclusão social, em estratégias integradas visando ao desenvolvimento sustentável.
A escolha do tema "Resíduos Sólidos" como foco das Conferências Municipais, Regionais, Estaduais e Nacional de Meio Ambiente é oportuna e necessária para difundir informações, conhecer iniciativas exitosas e os entraves na gestão dos resíduos nos municípios e estados. O foco também tem como objetivo mostrar aos brasileiros que os resíduos podem se tornar um bem econômico e de valor social com nítida conexão com mudanças nos padrões de produção e consumo existentes.
A Conferência Regional do Meio Ambiente da vertente paulista da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e Rios Aguapeí e Peixe - 1ª CRMA//ALPA/AP/MP/PP – foi uma realização dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Alto Paranapanema, dos Rios Aguapeí e Peixe, do Médio Paranapanema e do Pontal do Paranapanema, com o apoio das FIO - Faculdades Integradas de Ourinhos e do DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo.

Parceiros