GRUPO SOARTE COMEMORA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA COM FESTIVAL

DIÁRIO DE OURINHOS 10/09/2013 - 09:23:45 Diversos

Durante toda semana grupo apresentará peças no Teatro Municipal Miguel Cury

Fonte: Jornal Diário de Ourinhos
Foto: Tatiana Oliveira

O grupo teatral Soarte está comemorando no mês de setembro 20 anos de existência. E para celebrar a data o grupo organizou 3° Festival Soarte de Teatro, que agitará a cena cultural de Ourinhos pelos próximos sete dias. De sábado (07) até sexta-feira (13) acontecerá no Teatro Municipal Miguel Cury a apresentação de uma peça por noite (confira a programação). Os espetáculos começam, todos os dias, às 20h30 e os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (estudantes).
“A iniciativa de fazer esse festival veio da necessidade do grupo em comemorar uma data tão significativa para nós. Sabemos das dificuldades de se manter um coletivo artístico durante todo esse tempo. Temos consciência do amor e do respeito que temos pela arte teatral”, afirmou Leandro Faria, um dos integrantes do grupo.
Segundo ele, não foi fácil retomar todas essas peças que integram a programação do festival. “Estamos num processo de ensaios muito intenso. Mas, pensando bem, sempre foi assim nesses vinte anos, e sempre valeu muito a pena. Nunca vamos nos arrepender desse tipo de ação, é o que nos move para a criação artística. E o teatro nunca nos decepcionou!”, ressaltou ele.
Atualmente, o grupo Soarte conta com a participação de cerca de 30 pessoas, entre artistas e técnicos. Todos eles estão, de alguma forma, envolvidos na realização do festival. Para o grupo, a avaliação destes 20 anos de trabalho é muito positiva. “Conseguimos vencer as maiores dificuldades, conquistamos o nosso espaço. Inicialmente, nossas apresentações aconteciam somente em Ourinhos. Aos poucos fomos saindo, participando de festivais fora. Em seguida, começamos a nos apresentar de forma independente em cidades da nossa região, e hoje já rompemos esses limites, ljá que conseguimos levar nossas peças para outros estados”, contou Leandro.
“O grupo está numa fase bem interessante, com novos participantes que começam a se interessar mais profundamente por teatro e também com a volta de componentes que participaram no início do grupo. Isso nos dá força e provoca a renovação fundamental para que essa história continue por muito tempo”, afirmou!

História do Grupo Teatral Soarte

O grupo Teatral Soarte começou suas atividades no ano de 1993. Nesse ano, a então secretária de cultura Neusa Fleury, trouxe o diretor Sérgio Nunes, que na época estava morando em Assis, para trabalhar na secretaria. A partir de um encontro do Sérgio com alguns integrantes do grupo coral “Cobra Coral” surgiu a ideia de formar um grupo teatral. Depois dessa conversa começaram os primeiros encontros para realizar leituras dramáticas.
A primeira montagem realizada pelo grupo foi o “Auto da barca do inferno”, do dramaturgo português Gil Vicente. Depois disso o Soarte não parou mais: são vinte anos de montagens teatrais, participações em festivais, eventos culturais e outras atividades artísticas.
Com o decorrer dos anos, muitas pessoas passaram pelo grupo. Algumas ficaram algum tempo, e depois seguiram outros rumos na vida, outras ainda estão em atividade. Hoje são profissionais que fizeram do teatro seu meio de vida.
“Não foi fácil o grupo conquistar o respeito que tem hoje. Todos sabem a dificuldade de se trabalhar com arte no Brasil, principalmente no interior. Claro que alguns projetos não deram certo, muitas dificuldades surgiram, tanto no âmbito profissional, quanto no afetivo, já que conviver em grupo durante muito tempo não é tarefa fácil pra ninguém. Mas todas essas dificuldades serviram para fortalecer e amadurecer os integrantes do Soarte”, avaliou Leandro.
Foi em 2008 que o grupo sofreu sua perda mais dolorosa: o falecimento do seu diretor Sérgio Nunes. Sérgio era uma referência na cultura de Ourinhos, não só para o grupo Soarte, mas para todos que participavam de alguma forma das atividades artísticas da cidade.
Sem a presença do Sérgio, que dirigiu o grupo por quinze anos, o Soarte continuou sua trajetória. Leandro Faria assumiu a direção de alguns espetáculos, e outros foram concebidos de forma colaborativa.
Em 2006, o grupo começou a trabalhar também com o teatro infantil. “Foi uma grande conquista, pois hoje o Soarte leva suas peças para mais de trinta cidades por ano. Além dos infantis, continuamos realizando peças adultas, montando textos da dramaturgia mundial e levando ao público autores como Bertolt Brecht, Molìere, Nelson Rodrigues, Oswald de Andrade e muito outros”. O público terá a oportunidade de assistir alguns desses espetáculos durante o 3º Festival Soarte de Teatro.

Serviço:
Confira a programação do 3° Festival Soarte de Teatro
Dia 7 (sábado) – Abertura, com exposição sobre o grupo.
Dia 8 (domingo) – “Quanto custa o ferro” (Bertolt Brecht)
Classificação indicativa – 14 anos

Dia 9 (segunda-feira)
“Cenas Rodriguianas” (Nelson Rodrigues)
Classificação indicativa – 14 anos

Dia 10 (terça-feira)
“A terceira margem do rio” (Guimarães Rosa)
Classificação indicativa – 14 anos
Dia 11 (quarta-feira)
“A mais feliz do mundo” (Manlio Speranzini)
Classificação indicativa – 14 anos

Dia 12 (quinta-feira)
“ELAS” (Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector)
Classificação indicativa – 14 anos

Dia 13 (sexta-feira)
Saravá Vinicius! (Sarau Musical – Vinicius de Moraes)
Classificação indicativa – Livre

Parceiros