A ESCOLA DO FUTURO

assessoria 22/10/2013 - 08:11:48 Artigos

As transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos, conectividade e velocidade das informações redesenharam o mundo em diversos aspectos e pautaram a nova organização do trabalho em todos os ramos de atividade. O modelo em que o símbolo da felicidade e realização pessoal e profissional era o bom emprego com carteira assinada esgotou-se.

Os números atestam isso. Somos o terceiro país em número de empreendedores: há 27 milhões de pessoas com um negócio próprio ou envolvido na criação de uma empresa. Atrás apenas da China, com 373,5 milhões e EUA, com 41,3 milhões – segundo a pesquisa internacional GEM, que tem apoio do Sebrae no Brasil.

São 7 milhões de pequenos negócios gerando cerca de 21 milhões dos empregos, 40% da massa salarial e 25% do PIB. O brasileiro tem DNA empreendedor.

Ainda assim é alto número dos que iniciam negócio por necessidade, sem planejamento, o que aumenta os já altos índices de mortalidade e de informalidade no setor.
A solução é educar. O Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), implementado no sistema educacional paulista, avançará para todo território nacional, ensinando o tema a crianças e jovens das redes pública e privada.
E a partir de 2014, com a Rede Escola de Negócios, em parceria com o Centro Paula Souza, uniremos especialistas do Sebrae-SP e o conhecimento de que oferece o melhor do ensino técnico aos jovens paulistas há mais de 40 anos.

A verdadeira escola do futuro, sediada na capital, terá uma incubadora de projetos, preferencialmente startups, um observatório das tendências nacionais e internacionais de empreendedorismo e a casa de biblioteca virtual sobre gestão.

Queremos que os alunos que passarão pelas 34 unidades respirem e inspirem novos conhecimentos, aprendam na prática e ajudem a construir o tecido de uma sociedade do conhecimento, com pessoas capazes de acompanhar o ritmo da evolução, inovadoras para realizar, empreender, gerar empregos, renda e desenvolvimento.

Foto: Alencar Burti é empresário e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.

Parceiros