OURINHOS ARRECADA MAIS DE 20 TONELADAS DE DOAÇÕES PARA VÍTIMAS DE ENCHENTES DO RJ E SP

Prefeitura M. de Ourinhos 26/01/2011 - 16:04:54 Cidade

População ourinhense participou maciçamente superando expectativas

A campanha de arrecadação para as vítimas das enchentes do Rio de Janeiro e dos Municípios Paulistas, realizada pela Defesa Civil de Ourinhos, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade de Ourinhos e do Estado de São Paulo, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar de Ourinhos, desde a última 4ª feira, 19, foi encerrada na segunda-feira (24), com uma arrecadação que superou as expectativas. Na madrugada de 3ª feira, 25, saíram dois caminhões lotados levando as doações que totalizaram mais de 20 toneladas. O Presidente da Defesa Civil de Ourinhos e Chefe de Gabinete da Prefeitura, Ronaldo Mori explicou de que forma surgiu a Campanha. “Nós atendemos uma solicitação do Governador Geraldo Alckmin, através da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que determinou que todos os municípios do interior, que possuem uma Comissão de Defesa Civil, organizassem uma Campanha de arrecadação para as vítimas das enchentes da região serrana do Rio do Janeiro e dos municípios paulistas. Então nós procuramos os representantes de diversas Instituições tais como: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara Municipal, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência Social, que nos atenderam prontamente e pudemos realizar esta bela Campanha”, afirmou. Mori destacou ainda o grande volume de doações, que superou todas as expectativas previstas. “Inicialmente havíamos disponibilizado um caminhão para levar as doações para São Paulo. No entanto, para nossa felicidade, a quantidade de doações foi tão grande, que enchemos mais um caminhão, ou seja, são dois caminhões repletos de doações que saíram aqui de Ourinhos, algo que nos dá uma satisfação imensa”, ressaltou. A Vice-Prefeita e Secretária de Assistência Social, Belkis Gonçalves Santos Fernandes salienta a somatória de esforços de todos. “Mais uma vez, os ourinhenses demonstraram espírito solidário para com as vítimas dessa tragédia. Agradeço e destaco a importância da mídia no papel articulador desta campanha e a adesão das empresas e do comércio de nossa cidade”. O Presidente da Câmara, Edvaldo Lúcio Abel (Vadinho) também fala sobre a campanha. "Nós temos que pensar que aquelas pessoas que estão sofrendo com a tragédia das enchentes do Rio de Janeiro, poderiam ser de nossa família, portanto é uma situação de emergência em que não podemos deixar de estender a mão e ajudar. Agradeço a população ourinhense que colaborou com a campanha, que demonstrou mais uma vez a capacidade de solidariedade que a cidade tem e que realmente é um povo do coração de ouro".

A Solidariedade

Em razão da grande adesão dos ourinhenses, o Capitão PM Jeferson Campos de Santana, do 31º Batalhão da Polícia Militar do Interior, considerou a solidariedade da população impressionante. “Nós fomos surpreendidos positivamente e devido a grande quantidade de doações, tivemos que improvisar um outro espaço para colocarmos tudo que nos foi entregue aqui, pois a sala que tínhamos reservado não foi suficiente. Por isso, queremos agradecer imensamente a todos ourinhenses que colaboraram com a Campanha, demonstrando mais uma vez que é um povo muito solidário”, elogiou. O Tenente Almir Aguiar Dias, do Corpo de Bombeiros, ressaltou a importância da parceria de todas as Instituições envolvidas na Campanha. “O Corpo de Bombeiros já realizou Campanhas semelhantes em outras tragédias ocorridas no Brasil, mas esta parceria com diversas Instituições é inédita e foi fundamental para o êxito total da Campanha, apesar do tempo curto de arrecadação. Por este motivo, quero parabenizar a todos que participaram desta parceria e também a população ourinhense que fez sua parte, trazendo um grande volume de doações que irá ajudar muito as milhares de famílias que tanto precisam”, frisou. O Gerente Geral do Pão de Açúcar de Ourinhos, Robson Henrique Bezerra, destacou: “Esse trabalho em conjunto de vários setores da sociedade é muito importante. O objetivo do Pão de Açúcar é sempre colaborar com ações semelhantes que ocorram na cidade”. A ourinhense Fabiana Cristina da Silva Souza, uma das centenas de munícipes que contribuiu com a Campanha, falou sobre a importância das doações. “Eu tenho dois filhos e fiquei muito chocada ao ver tantas famílias desabrigadas e desprovidas de todas as necessidades. Por isto reuni toda minha família, e juntamos tudo que pudemos para doar a estas pessoas, que tenho certeza que fariam o mesmo por nós”, acredita.

Fundo Social mobiliza Secretarias Municipais

Após receber o convite da Defesa Civil para participar da campanha, a Presidente do Fundo Social, Yoko Misato, realizou a mobilização de todas as Secretarias Municipais e também dos colaboradores da Barraca do Yakisoba (que ocorre todos os anos na Fapi) e dos escritórios de contabilidade. A Prefeitura e o Fundo Social criaram dois pontos de coleta, o relógio de ponto e o RH, onde os servidores municipais e a própria população depositaram diversas doações. O Fundo Social colaborou também com a doação de 1.500 peças de roupas, 100 Unidades de Shampoos e 100 Unidades de Condicionadores, 86 Rodos de Madeira, recebidos no ano passado do FUSSESP e 130 Litros de Sabão Líquido “Óleo Mundo”, da campanha de reciclagem de óleo de cozinha usado idealizado pelo FSS. Yoko também agradeceu a expressiva adesão dos diversos segmentos da sociedade em prol das vítimas das enchentes.


Publicidade

Parceiros