PRÊMIO CIDADE PRÓ-CATADOR

AGÊNCIA JP-2 20/11/2013 - 11:14:31 Diversos

Recicla Ourinhos recebe visita técnica de representantes do Governo Federal
Cidade concorre a prêmio pela gestão voltada à integração dos catadores de materiais recicláveis

Por Agência JP2

A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ourinhos recebeu na manhã do último dia 12 a visita de dois técnicos da Presidência da República, Valmir Dantas, especialista em política pública e gestão governamental e Breno, técnico do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), que estiveram em Ourinhos para conhecer de perto as ações da prefeitura em prol dos catadores. A cidade é uma das 10 finalistas que estão concorrendo ao Prêmio Pró-Catador, que tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade às prefeituras cujas práticas com inclusão social e econômica de catadores possam ser referências para incentivar outros municípios a também implementarem suas iniciativas.
Os municípios selecionados na iniciativa são: Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE), Itaúna (MG), Lavras (MG), Manhumirim (MG), Novo Hamburgo (RS), Ourinhos (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Tibagi (PR). Ao todo, 63 cidades foram inscritas.
Os critérios utilizados para a seleção foram a inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, replicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto.
Entre as ações que deram destaque ao Governo de Ourinhos, estão a doação do terreno para a construção da usina de reciclagem, a criação da Lei Municipal que implementou o Programa de Coleta Seletiva e Inclusão Social e Econômica dos catadores de material reciclável e a efetivação do contrato de prestação de serviços entre a Recicla Ourinhos e a SAE (Superintendência de Água e Esgoto), com remuneração aos catadores pelo trabalho de coleta seletiva nos bairros.
Durante a vista à cooperativa, os representantes do Governo Federal fizeram uma análise positiva da estrutura da usina de reciclagem e elogiaram a parceria existente entre o poder público e a Recicla Ourinhos. “Os técnicos elogiaram a iniciativa da Administração Municipal e adiantaram que a prefeita Belkis tem grandes de ser premiada pelas políticas públicas implementadas que surtiram grandes resultados para os catadores e para a população em geral. Na avaliação informal dos membros do Governo Federal, Ourinhos é sim um exemplo para várias cidades do país”, disse a presidente da Recicla Ourinhos, Matilde Ramos da Silva.
Caso a cidade esteja entre as quatro ganhadoras, a prefeita Belkis receberá o prêmio Cidade Pró-Catador em São Paulo durante o Natal da presidenta Dilma Rousseff com os catadores de materiais recicláveis e população de rua no mês de dezembro. Além do reconhecimento, dois representantes - um gestor público municipal e um catador – serão contemplados com viagens para conhecer experiências de reciclagem em países da Europa e da América Latina.

Pró-Catador - Promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Prêmio Cidade Pró-Catador tem a parceria do Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Dirigido aos municípios cujas práticas estejam em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Prêmio visa reconhecer as iniciativas de integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis em ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Algumas cidades já mantêm políticas que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda, contribuindo para os esforços do governo federal na superação da pobreza extrema.


Parceiros