ENVOLVIMENTO DE VÁRIOS SEGMENTOS PODE TORNAR OURINHOS REFERÊNCIA NA ÁREA DE COSTURA INDUSTRIAL

Prefeitura M. de Ourinhos 03/02/2011 - 14:24:35 Cidade

Galpão do Centro Profissionalizante já está sendo totalmente remodelado para abrigar novo curso de Costura Industrial

A união de forças entre a Prefeitura de Ourinhos, o Fundo Social de Solidariedade, a Associação das Indústrias de Ourinhos e Região (AIOR) e os Empresários do Ramo de Confecções está possibilitando a criação do curso ‘Costura Industrial’ com um novo olhar, voltado à qualificação profissional com foco em atender ao mercado de trabalho. Na 2ª feira, 31 de janeiro, na Prefeitura foi realizada uma reunião com todos os envolvidos para acertar os últimos detalhes do curso que está previsto para iniciar em março deste ano. A Prefeitura está investindo R$ 100 mil na adequação e reforma do Barracão do Centro Profissionalizante que já se encontra em obras e a contratação da monitora, e os empresários com a contrapartida de fornecer a matéria-prima e a cessão de máquinas para a realização do curso. O Prefeito Toshio Misato preocupado em garantir à população ourinhense acesso à qualificação profissional e, em consonância com a informação dos empresários que foram unânimes ao dizer que há falta de mão de obra qualificada, efetivou então a parceria criando o curso para fortalecer o ramo de confecções e atrair mais empresas à cidade. “Sempre desejei fazer este curso de qualificação, mas não havia encontrado parceiros comprometidos, portanto, agradeço a confiança estabelecida em nosso trabalho e a Prefeitura fará o seu melhor enquanto Poder Público em conjunto com os empresários”, ressaltou. A Presidente do Fundo Social, Yoko Misato detalhou a importância deste curso de Costura Industrial estar sendo pensado em conjunto com os diversos segmentos do ramo. “Este curso é direcionado à qualificação profissional, voltado às necessidades das empresas, por isso estamos realizando as reuniões para saber qual foco que devemos dar a Costura Industrial. A qualificação será voltada para as pessoas que precisam e querem uma oportunidade para se inserir no mercado de trabalho”. Também participaram desta reunião o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luís Augusto Perino, a Conselheira do FSS, Eliana Santarosa e os empresários da AIOR, Gilson Zanuto (Presidente) e José Ivo A. Mello, os empresários do ramo de Confecções: Aidê D. Silva (Paraíso das Noivas), Daniel Filipe Silva (Ludanfer), Izabel C. S. Russo (Nuance Uniformes), Helder Tofoli (Valença Lingerie), José Evaldo Lopes (Nova Imagem Uniformes), João Gabriel Sá Silva (Pet Reli), Leandro Galvanin (JLX), Roberto Souza Guerra (R&R Confecções) e Rogério de Jesus Lopes (Unilopes).

Atração de novas empresas

A expectativa com este novo curso, além de alavancar o número de empregos, é proporcionar as empresas ourinhenses a possibilidade de expansão dos negócios, além da perspectiva de atrair novos empreendimentos para o município, como já está acontecendo, no caso da JLX de Ipaussu, do empresário Leandro Galvanin, que pensa em se estabelecer em Ourinhos. “Esta iniciativa da Prefeitura em conjunto com os empresários é muito inovadora e se faz necessária, porque na nossa região a mão-de-obra qualificada é escassa e temos muitas empresas de confecções que não se expandem e geram mais empregos justamente pela dificuldade de encontrar bons profissionais. Estamos em análise para trazer nossa empresa para cá e com essa parceira, Ourinhos tem tudo para se tornar um pólo em confecção, tornando-se referência na nossa região”, acredita Galvanin. A empresa JLX confecciona calças e bermudas.

A amplitude

O curso abrangerá além da inserção de profissionais qualificados ao mercado de trabalho, também a questão social e ambiental. O curso acontecerá em dois turnos, com 20 vagas e atenderá ambos os sexos. O intuito é possibilitar que durante o aprendizado do curso, as alunas possam produzir peças de roupas que possam ser doadas para alunos das escolas municipais. A parte ambiental acontecerá pelo reaproveitamento de retalhos de tecidos e demais matérias-primas que não serão mais descartadas. O curso de Costura Industrial será gerenciado pelo Secretário Perino, que destaca a possibilidade de mais empresas participarem desta parceria. “As portas estão abertas para as demais empresas do ramo de confecções que desejarem participar deste projeto”. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, situada à Rua do Expedicionário, nº 389 ou pelo telefone (14) 3302-1450.

Publicidade

Parceiros