SERVIÇO DE CARDIOLOGIA PODERÁ SER FEITO PELO S.U.S.

Prefeitura M. de Ourinhos 04/02/2011 - 17:48:00 Cidade

Assim que o credenciamento federal for concretizado, a população de Ourinhos e região poderá realizar aqui seus exames e cirurgias

Após muitas gestões e audiências realizadas pelo Prefeito Toshio Misato desde 2006 junto a Secretaria Estadual da Saúde e ao Governo Estadual, ontem, 04, Toshio recebeu a grande notícia de que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deliberou favoravelmente pelo credenciamento do serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde) para o Instituto de Cardiologia de Ourinhos (ICO) da Santa Casa, unidade de assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, que permitirá que em breve os ourinhenses possam utilizar este serviço. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 04. Para o Prefeito Toshio, esta conquista será extremamente benéfica para a população ourinhense. “O credenciamento nível estadual do SUS junto ao Instituto de Cardiologia é motivo de grande comemoração. Este é um antigo pleito que venho tratando junto às esferas estadual e federal para beneficiar os munícipes, que a partir do credenciamento federal não vão mais precisar se deslocar aos grandes centros para cuidar do coração, pois poderão realizar aqui com excelentes profissionais e equipamentos de ponta, seus exames e cirurgias. Essa é uma notícia alvissareira que vem ao encontro dos investimentos que temos conquistado para a cidade, como o AME, a UPA e o SAMU, como forma de oferecermos mais serviços de qualidade aos cidadãos de Ourinhos”.

Próximo Passo

A Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Tutui, explica qual será o próximo passo para a concretização do credenciamento do SUS na esfera federal, para que finalmente a população de Ourinhos e região possa ser atendida no ICO pelo SUS. “O credenciamento da Alta Complexidade em Cardiologia está muito bem encaminhado, porque a Comissão Intergestores Bipartites, que é a instância estadual de deliberação e homologação encaminhou favoravelmente para o Ministério da Saúde que credenciará o serviço e depois, volta para a CIB discutir o teto financeiro e o financiamento do serviço. Isto é um grande passo para o credenciamento da cardiologia, e a população ourinhense possa ser contemplada com este serviço. Isto é excelente porque os nossos pacientes poderão contar com este serviço nas situações de emergência em nossa cidade. Ourinhos será referência regional inclusive para a região de Assis”, enfatizou.

Visitas ilustres ao ICO

Em 2006 foi inaugurado o ICO, um sonho dos cardiologistas de Ourinhos. Desde então, diversas autoridades, a convite do Prefeito Toshio, visitaram as modernas instalações, como o então Governador José Serra, o Governador Geraldo Alckmin, o falecido Secretário Estadual de Saúde Luiz Roberto Barradas Barata, o Deputado Estadual Mauro Bragato, o Deputado Federal Walter Ihoshi, dentre outros, que ficaram sensibilizados para que o ICO oferecesse os serviços para os usuários do SUS.

Publicidade

Parceiros