GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN ELOGIA BAIXO ÍNDICE DE MORTALIDADE INFANTIL DE OURINHOS

Prefeitura M. de Ourinhos 23/04/2014 - 17:50:26 Região

Há alguns dias, Ourinhos recebeu a ótima notícia de que o índice de mortalidade infantil na cidade referente ao ano de 2013 é de apenas 4.33% a cada 1.000 crianças nascidas vivas. O excelente resultado é fruto do bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo Municipal na saúde pública do município.
O número foi tão expressamente positivo que até mesmo o governador Geraldo Alckmin teceu elogios à cidade durante a inauguração do Poupatempo na semana passada, comparando os números de Ourinhos a países europeus. “Estamos melhorando. A mortalidade infantil no Brasil em 1940 era de 140 mortos a cada 1.000 nascidos vivos no primeiro ano de vida. Hoje esse número é 27 a nível Brasil e 12 no Estado de São Paulo. Temos o menor índice de mortalidade infantil aqui em Ourinhos, que é 4, número da Europa. Parabéns prefeita pelo bom trabalho que a cidade vem desenvolvendo”, elogiou o governador Geraldo Alckmin.
O secretário de Saúde André Mello comemora o índice. “Esse número revela toda preocupação do trabalho pautado na gestão, mudanças de paradigmas. Com orientação da prefeita Belkis Fernandes implementamos a gestão de se buscar o resultado, não aquela visão técnica que poderia prevalecer na saúde de se fazer o possível com o possível, não temos que buscar o resultado, é essa metodologia de gestão que começa a apresentar os resultados. Esse índice é histórico, como o Governador disse pouco países da Europa conseguem ter. Quando se vê uma média nacional chegando a quase 20. Ourinhos 20 anos atrás, entre 1993 e 1996 tínhamos uma mortalidade infantil de 21.55%. Há 20 anos esse número chegava a 25 a cada mil crianças nascidas vivas. Demos um salto gigantesco, que é fruto de investimentos que fez com que alcancemos esses resultados”, destacou.
André Mello falou também sobre os programas oferecidos pelo município que contribuem para o excelente resultado obtido. “Temos o programa de saúde do bebê, onde pessoas com insuficiência econômica, bebês de alto risco tem atenção. Nosso pré-natal é muito bem estruturado, há um acompanhamento severo, primoroso da nossa equipe médica e de enfermagem. Ampliamos nossa rede, o número de enfermeiros e técnicos e já estamos colhendo resultados. Todo esse esforço nos números que se apresentam, principalmente na mortalidade infantil, avalia a situação da saúde na cidade. Não há falta de compromisso e nossa vontade é fazer cada vez melhor e esse número revela a capacidade da saúde de Ourinhos em proporcionar serviços bons à sua população. É difícil manter um número como esse, porque até em países de primeiro mundo a mortalidade sempre fica em 6 ou 7 porque considera crianças acometidas de alguma patologia severa, então não há como se obter outros resultados e por isso os números de Ourinhos surpreendem”, explicou.
Ourinhos contém uma ótima estrutura. “Nossa UTI neo natal conta com excelentes profissionais. Nossa mortalidade geral hoje caiu 30%, a mortalidade de urgência e emergência também caiu 30%, enfim, temos vários casos de como Ourinhos consegue bem gerir sua saúde”, finalizou.


Parceiros