Prefeito Lucas Pocay inaugura pronto atendimento até 23h no Postão

Assessoria 18/01/2017 - 12:22:46 Diversos

O prefeito Lucas Pocay inaugurou segunda-feira (16) o serviço de pronto atendimento no Posto Central I (Postão). A partir de agora, a unidade de saúde funcionará das 19h às 23h para atendimento emergencial e farmácia, além do atendimento normal, das 6h às 19h, para consultas agendadas e exames. A medida é um compromisso de campanha e tem como objetivo facilitar o acesso à população e desafogar a sobrecarga de pacientes na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

A inauguração contou com a apresentação musical de violinos dos alunos do projeto Guri da Prefeitura de Ourinhos e a presença de muitos convidados: servidores da saúde, órgãos de imprensa, vereadores e população - que lotaram a unidade. Compareceram os vereadores Eder Mota, Raquel Spada, Abel Fiel, Aparecido Luiz (“Cido do Sindicato”), Alexandre Florêncio Dias (“Alexandre Enfermeiro”), Anísio Felicetti e Sargento Sérgio.

Continua depois da Publicidade

Entre os secretários marcaram presença: Cássia Cristina Borges Palhas (Saúde), Felipe Pereira Ramos (Assistência Social), Sérgio Ricardo Gaspar (Esportes), Felipe Chamorro (Comunicação), Júlio Gurgel (Meio Ambiente e Agricultura), Inácio J.B. Filho (Obras), Silvonei Rodrigues (Governo) e Paulo Flores (Cultura).

O vice-prefeito Dr. Ferreirinha e os ex-prefeitos Claury Alves da Silva e Claudemir Alves da Silva também acompanharam o lançamento do Projeto de Atendimento estendido do “Postão”.

O Prefeito Lucas Pocay agradeceu a presença do público e disse que se sente muito feliz por realizar tantas ações benéficas em tão pouco tempo.  “Estamos entrando na terceira semana de governo e estou muito feliz de ver tantas coisas positivas que já conseguimos levar para a população nas mais diversas áreas. Abrir o Postão até às 23h era um compromisso de campanha que está se concretizando. E não vamos parar por aí, ainda há muitas outras melhorias que faremos para a nossa população”, disse.

“Os ourinhenses merecem um atendimento de qualidade na saúde, humano e resolutivo. Esse deve ser o espelho da saúde pública”, completa o prefeito que esteve presente ao lado de sua esposa Clara Pocay.

A primeira-dama, que tem acompanhado o prefeito nos eventos e estado bem próximo da população, diz que a inauguração do posto é arealização de um desejo de Lucas, que luta para construir uma cidade cada vez melhor.

“Estamos felizes, pois essa foi uma das primeiras medidas anunciadas em campanha que se concretizou, e isso em apenas duas semanas de governo. O foco de governo do Lucas é esse, ser gestor e atender as necessidades da população”, afirma.

MÉDICOS

A secretária de Saúde, Cássia Cristina Borges Palhas, explica que haverá um médico clínico geral de plantão para atender a população. E havendo a necessidade, poderá ser colocado mais um profissional da saúde para realizar os atendimentos.

“Este é um primeiro passo que estamos dando, depois faremos a estruturação para que o posto da Cohab atenda 24 horas. E assim, acreditamos que a UPA finalmente terá sua sobrecarga distribuída entre as três unidades”, fala.

Além do pronto atendimento, ela ressalta o horário estendidotambém para a farmácia, que em breve, já irá dispor da lista completa de medicamentos, que deverá estar disponível para a população a partir de meados de fevereiro.

O vice-prefeito, Dr. Ferreirinha, diz que no prazo de seis meses o cenário da Saúde em Ourinhos já deverá ter outro aspecto. Presente todos os dias nos postos da cidade, ele acredita que investir em saúde é investir no essencial.

População já utiliza atendimento emergencial

A aposentada Conceição Arruda da Silva, 77, foi uma das primeiras pacientes a receber atendimento dentro do horário estendido. Ela chegou ao local com dores nas costas.  Moradora do bairro Boa Esperança, ela se sente mais segura caso se sinta mal e precise de atendimento médico. “Aqui é perto da minha casa, gostei muito dessa iniciativa do novo prefeito”.

O vigia Luis Fernando A. Oliveira, 44, disse que a abertura do posto até às 23h é muito positiva. “Tudo que favoreça a população é bem-vindo. E vale lembrar que muitas pessoas só tem acesso a UPA por meio do transporte público e o ‘Postão’ central é próximo ao Terminal de Circular, ou seja, muito mais acessível”, opina.

A dona de casa, Marli Garcia Munhoz, 56, diz que além de abrir até às 23h, outra vantagem do ‘Postão’ é que a farmácia acompanha o horário estendido. Marli elogiou o início da administração Pocay e desejou sucesso no trabalho nos próximos quatro anos. “Tomo quase cinco tipo de medicamentos e minha filha especial também. Sem os medicamentos, estou deixando de comprar outras coisas que preciso para comprar na farmácia. Eu cheguei em um estado desesperador com a situação que estávamos. Agora com as boas notícias, meu coração está tranquilo que o mais breve possível minha situação irá melhorar e eu não vou mais passar necessidades. Remédio se trata de saúde e saúde é necessidade, não é opção”, fala a dona de casa.

Publicidade

Parceiros