Saúde convoca crianças para vacinação contra febre amarela

Assessoria 03/02/2017 - 14:26:43 Cidade

Crianças entre nove meses e quatro anos de idade devem ser levadas pelos pais até um Posto de Saúde para vacinação contra a febre amarela e também atualizar a carteirinha de imunizações.

A convocação é da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo recomendação do prefeito Lucas Pocay e da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A intenção é evitar que a febre amarela se alastre no município. Um caso da doença foi confirmado esta semana em Santa Cruz do Rio Pardo.

Continua depois da Publicidade

“Queremos tranquilizar os ourinhenses. Já recebemos as orientações e estamos repassando para a população”, diz a secretária de Saúde, Cássia Palhas. Dentro do calendário vacinal, a secretaria de Saúde dá início já em fevereiro a vacinação da área rural.           “Começaremos vacinando a população da Granja Hattori, Bom Jesus e toda aquela região. Depois vamos visitar as áreas adjacentes. É preciso ressaltar que as pessoas que forem para essas regiões devem passar pelo médico no posto de saúde para receber o encaminhamento para ser vacinado”, ressalta Cássia.

A primeira dose para a criança com nove meses de vida. A segunda dose deve ser aplicada aos quatro anos de idade. Cássia lembra que esta dose é contraindicada para idosos acima de 60 anos, gestantes e viajantes, apenas sob indicação médica no caso de terem como destino uma zona de risco.

A equipe do setor de endemias da Secretaria de Saúde também está trabalhando junto com outras secretarias para desenvolver ações de prevenção à febre amarela.

“Continuamos o trabalho de conscientização, pedindo para a população que limpe seus quintais, pois o mosquito da dengue também é transmissor da febre amarela. Com este tempo de chuva e calor, a infestação de mosquito é ainda maior e mais rápida, por isso, pedimos a ajuda de todos neste momento”, conclui.

Funcionamento dos Postos de Saúde para aplicação da dose contra a febre amarela:

Parque Minas Gerais, às segundas, das 9h às 17h.

Caic, às quintas, das 9h às 17h

Vila Brasil, às quartas, das 9h às 17h

Vila São Luis, de segunda à quinta, das 9h às 17h

Vila Margarida, às sextas, das 9h às 17h

Cohab, às terças, das 9h às 17h

Vila Odilon, às quartas, das 9h às 17h

UBS Jd. Itamarati, das 9h às 17h

Centro de Saúde I e Postão Central, às quartas, das 9h às 17h     

Quem deve receber a vacina?

Crianças de 9 meses e 4 anos

Pessoas que pretendem viajar para alguma região considerada zona de risco.

Para quem é contraindicada?

 Gestantes e idosos acima de 60 anos.

BOX

MONITORAMENTO

Uma equipe da Saúde e do Meio Ambiente trabalha no Parque Ecológico para o controle da saúde dos macacos. Os cerca de 40 animais que vivem lá estão sendo monitorados por equipe da chefia do parque, a fim de detectar qualquer possível mudança de comportamento que indique que algum animal ficou doente. Animais infectados, especialmente os macacos, transmitem o vírus da febre amarela através do mosquito.

“O macaco na realidade serve como um termômetro. Então, controlando o convívio deles nós conseguimos ter uma dimensão de como está a situação do parque de uma forma geral. Nós temos uma área de 120 metros que somam 5 alqueires. Andamos por toda essa área a fim de fiscalizar esses animais, detectar qualquer mudança de comportamento e possíveis sintomas”, explica o chefe responsável pelo Parque Ecológico, Paulo Silva Souza.

ZONA DE RISCO

A orientação da secretária de Saúde para aquelas pessoas que passam por regiões consideradas zona de risco, além de procurar um médico para receber a dose da vacina, é fazer o uso de repelente.

“É uma maneira de afastar o mosquito, mas vale lembrar que o uso deve ser de duas em duas horas de acordo com o modo de uso de cada produto”, ressalta.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.

Publicidade

Parceiros