Oficina capacita apoiadores da rede básica de saúde

Assessoria 07/02/2017 - 12:05:35 Diversos

A Secretaria de Saúde promoveu quinta-feira (03) a 1ª Oficina de Capacitação para os Apoiadores de Atenção Básica de Saúde de Ourinhos. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria e contou com a presença de 15 profissionais que atuam na rede municipal, além da secretária de Saúde Cássia Cristina Borges Palhas e o diretor técnico do DRS (Departamento Regional de Saúde), Manoel Geraldo de Freitas, responsável pela coordenação do grupo.

Freitas explica que o objetivo da oficina é trazer uma reflexão sobre os vários níveis de atenção na área da saúde, voltando o olhar para a atenção básica. “O que se percebe nos municípios em geral é que há pouco investimento nessa atenção básica. Porém, é ela que deve e que resolve de 70% a 80% das necessidades da população. E por isso que há essa importância em criar modelos resolutivos para atender com qualidade a população”, afirma.

Continua depois da Publicidade

O médico chama a atenção para uma frase de impacto que ele costuma utilizar: “estamos acostumados a tratar só a doença, mas precisamos tratar o doente”. Ele cita como exemplo um paciente que necessita de hemodiálise, devido a insuficiência renal.

“Na maior parte dos casos, o paciente não apresenta esse quadro de saúde do dia para a noite. Foi acontecendo com o tempo. E isso poderia ter sido tratado. Assim como a hipertensão que é uma consequência, o infarto, câncer de próstata, mama, colo de útero, ou seja, o problema poderia ter sido resolvido lá trás”, afirma.

A Secretária de Saúde acrescenta que o encontro serviu para aprofundar os conceitos da atenção básica na busca de um modelo que seja resolutivo, desenvolvendo estratégias para transformar as práticas do dia a dia através dessas oficinas. Segundo explica Cássia, os apoiadores são servidores que trabalham para detectar as necessidades particulares de cada unidade em uma das cinco regiões subdivididas pela Secretaria. Este trabalho está inserido na nova gestão do Prefeito Lucas Pocay e segue o modelo de profissionais do Sírio Libanês, que está entre os melhores hospitais do país.

“Cada unidade tem suas particularidades. Cada uma com sua população. Um com mais idosos, outras com mais crianças. Como o prefeito propõe, esta oficina visa traçar ações e metas para as demais situações, mas olhando por um ângulo diferente. Detectando a fragilidade e a necessidade de cada unidade”, fala.

Graziele Cristina de Campos é uma das apoiadoras que participaram da reunião. Ela acredita que as oficinas são positivas, pois capacitam profissionais para realizar um atendimento ainda melhor para a população. “É um novo modelo de fazer gestão que, com certeza, quem se beneficia é o paciente. É um avanço que estamos conquistando através da iniciativa do Prefeito Lucas Pocay e estamos confiantes que através da experiência e novas capacitações iremos chegar juntos ao resultado final que é estar próximo do paciente, pronto para atendê-lo e acompanhá-lo no dia a dia”, finaliza.

Publicidade

Parceiros