Banco de Leite Humano faz apelo por doações

Assessoria 09/03/2017 - 23:47:10 Cidade

O Banco de Leite Humano conta atualmente com 20 doadoras voluntárias mensais, no entanto está operando com estoque em baixa. A entidade faz apelo por novas doadoras para não prejudicar as crianças atendidas.

Mantido pela Prefeitura de Ourinhos em parceria com a Santa Casa, o Banco de Leite fornece em média 80 litros de leite por mês para bebês da UTI Neonatal. Por meio do estoque do banco, os bebês, muitas vezes prematuros, conseguem ganhar peso e se desenvolver. A entidade também faz doações com orientação e receituário médico.

Continua depois da Publicidade

A enfermeira responsável pelo Banco de Leite, Bianca Prado dos Santos, explica o processo de doação. “Após contato da possível doadora com o Banco de Leite nossa equipe vai até a casa da candidata à doação e orienta como o leite deve ser retirado e armazenado. Depois esse leite é retirado por nossa equipe da residência da doadora e levado para o Banco de Leite, para ser pasteurizado e colocado em um freezer”, explica.

Qualquer mulher saudável, não fumante, que esteja amamentando bebês até seis meses de idade e produza mais leite do que o necessário pode se tornar uma doadora. “Basta ligar para o Banco de Leite que a nossa equipe irá de encontro a essa doadora” acrescenta Maria Helena Gomes, Técnica de Enfermagem.

O Banco de Leite Humano também incentiva e conta com profissionais especializadas em Aleitamento Materno. Mamães que acabaram de dar a luz e que precisam de ajuda no processo de amamentação podem ligar para o Banco de Leite, que fornecerá todo apoio necessário, inclusive se descolando para a residência das mães que precisam de ajuda ou para aquelas que desejam doar leite.

O Banco de Leite fica na rua Dom Pedro I, 719, Vila Moraes, em frente à Santa Casa e atende das 07h às 13h. O telefone é o (14) 3324-2203.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebe recém nascido. Nele estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras e água necessárias para o seu desenvolvimento. Este contém ainda substâncias tais como anticorpos e glóbulos brancos, essenciais para proteger o bebê contra doenças.

Publicidade

Parceiros