Prefeito Lucas Pocay participará da inauguração do novo Campus da UNESP

Assessoria 09/03/2017 - 13:06:40 Diversos

A conquista do Campus da UNESP de Ourinhos foi pelo trabalho do ex-Deputado Claury e do Prefeito Claudemir.        

O novo campus da Unesp – Universidade Estadual Paulista – “Júlio Mesquita Filho” será inaugurado nesta sexta-feira (10). Na data, também haverá o ato de posse e transmissão das funções de coordenador e vice coordenador executivo.

Continua depois da Publicidade

O evento está marcado para às 9h30, contará também com a presença do Prefeito Lucas Pocay.

A nova unidade da Universidade fica localizada na Avenida Renato Costa Lima, 451 no bairro Residencial Ville de France. A prefeitura de Ourinhos contribui com a doação da área, além de todo o trabalho de limpeza, manutenção e pagamento de contas de energia, água e telefone da unidade.

Desde que assumiu a gestão, o Prefeito Lucas Pocay vem demonstrando seus esforços em cumprir com seus compromissos mesmo com a atual situação que a cidade foi entregue pela última administração, para garantir que a responsabilidade da Prefeitura seja cumprida conforme o combinado.

A educação é um tema de extrema importância para o Prefeito que acredita que através de parcerias com o Governo do Estado, Ourinhos avançará ainda mais neste setor.

“Esse novo Campus é um passo muito importante da educação pública em Ourinhos, pois depois de bastante luta desde quando meu pai, o Claury, quando deputado criou uma Lei alterando o Orçamento e aumentando o repasse para as Universidades públicas e conquistou este Campus, agora ver concretizado o trabalho, com um prédio inteiramente novo que oferece excelentes condições de uso e a possibilidade de expansão e melhorias. Os alunos de Ourinhos e toda a região que estudam e que estudarão aqui estão matriculados em uma universidade de ensino excelente, de qualidade e que não tem custo”, elogia.

Desde 2003 presente em Ourinhos, a Unesp oferece o curso de Geografia com 90 vagas anuais, com turmas no período diurno e noturno, formando em torno de 300 licenciados e bacharéis todo ano. Na cerimônia de sexta-feira, a atual coordenadora executiva Andréa Aparecida Zacharias passará o cargo para o professor Edson Luís Piroli, que ficará responsável pela unidade. Por sua vez, Edson passará o cargo de vice coordenador executivo para o professor Marcelo Dornelis Carvalhal.

A mudança de uma unidade a outra é grande e traz melhorias em diversos aspectos aos alunos e funcionários que estudam e trabalham lá, a começar pelo espaço físico do prédio. “Aqui temos três prédios construídos e condições de expandir ainda mais. O antigo espaço da Unesp tinha um hectare, algo em torno de 15 mil metros e aqui são oito alqueires, algo em torno de 200 mil metros, ou seja, temos diversos projetos de crescimento para esta unidade, dentre eles, a implantação de uma estrutura esportiva, de permanência para os alunos e até mesmo projetos para aproximar a comunidade, como por exemplo, um bosque arboreto ou um jardim botânico”, fala Piroli.

A previsão do coordenador executivo, que assume o cargo na terça-feira (14), é ampliar o quadro de servidores e em um prazo de até quatro anos conseguir a abertura de mais um curso para Ourinhos. “Tudo vai depender da reitoria, do governo do Estado, do cenário atual aqui da cidade. É um conjunto de decisões. Mas Ourinhos está crescendo e requer novos cursos. É um ensino público, de qualidade, e a tendência de expansão nos diversos sentidos só trará benefícios para a cidade”, fala.         

A atual coordenadora executiva fala que a coordenação vem lutando para abertura de novos cursos, porém com a recessão que o país enfrentou nos últimos anos o projeto ficou paralisado. Com a retomada, há intenção de trazer cursos que envolvem o meio ambiente, sustentabilidade e inovação. “Queremos fazer o polo de Ourinhos um diferencial de todas as unidades da Unesp. A Unesp não tem força na área de humanas, exatas e biológicas. E os grandes cursos de destaque hoje em dia são voltados para o meio ambiente, sustentabilidade e inovação. Queremos caminhar e trazer novos cursos que consigam dialogar com esta visão, independente da área, como por exemplo, arquiologia, geologia, economia, engenharia ambiental, entre outros”, finaliza Andréa.

Publicidade

Parceiros