Central inicia atendimento com Prontuário Eletrônico

Assessoria 13/03/2017 - 15:37:11 Diversos

O Prontuário Eletrônico, sistema que permite o controle e monitoramento de todos os pacientes atendidos na rede municipal de saúde começou a funcionar no Postão Central de Ourinhos.

O serviço terceirizado era pago mensalmente pela administração anterior, mas nunca havia sido utilizado. Ao constatar o desperdício do dinheiro público e a demora no atendimento dos pacientes, o Prefeito Lucas Pocay determinou que o serviço informatizado começasse a funcionar imediatamente.

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Dessa forma, Lucas cumpre seu compromisso de campanha de tornar o atendimento na área da saúde mais ágil e eficiente.

Segundo a secretária de Saúde, Cássia Borges Palhas, o próximo passo é estender o sistema de Prontuário Eletrônico para outras unidades de saúde. “Antes, o preenchimento do prontuário era feito de forma manual e depois impresso, o que gerava despesa financeira, desperdício de tempo e trabalho. Com a informatização, além da modernidade, as vantagens são diversas, como o controle sobre o paciente que terá desde uma consulta cadastrada, até o medicamento indicado, encaminhamento e histórico de saúde dele, agilizando e muito o que antes nossos servidores levavam mais tempo para ser feito”, explica.

Outro ponto importante destacado pela secretária é a questão financeira. “A prefeitura vinha pagando há anos por este serviço e por algum motivo não era utilizado, não havia sido instalado. Então, o Prefeito determinou que isso fosse feito com urgência para que automaticamente o atendimento também melhorasse. É um grande avanço para a saúde de Ourinhos”, afirma.

Segundo Cássia, a intenção é que futuramente a Santa Casa de Misericórdia de Ourinhos e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) também passem pelo processo de informatização e possam cruzar os dados de atendimento, melhorando ainda mais o serviço prestado à população. A farmácia popular também passará pelo mesmo processo.

“E nesta questão, conseguiremos fazer um controle ainda maior de demanda dos medicamentos, já que saberemos de forma informatizada quais são os pacientes que precisam de determinados remédios”, fala.

Os medicamentos serão controlados através de um código de barra. Dessa forma o funcionário terá acesso ao tempo para reposição, marca, quantidade, e qualquer informação necessária para o fornecimento do remédio.

HORÁRIO ESTENDIDO

Com a informatização do sistema, o horário ampliado de atendimento emergencial e diversas melhorias que o Prefeito Lucas Pocay vem realizando na área da saúde, o Postão Central I tem se tornado sinônimo de agilidade. Preparado para atender a demanda, 99% dos pacientes que procuram a unidade têm seus problemas resolvidos ali mesmo.

“Isso tem sido muito gratificante ver que nosso Postão está dando conta de atender a demanda sem que haja necessidade de encaminhamento para a Santa Casa ou para a UPA. Nossa intenção é melhorar cada vez mais através das ações que o Prefeito vem implementando e trabalhar juntos dia e noite para que cheguemos a um atendimento humano como o cidadão ourinhense merece”, ressalta Cássia.

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