Meio Ambiente suspende poda de árvores por 30 dias

Assessoria 20/03/2017 - 18:10:32 Região

Até que as carteirinhas dos profissionais que fazem a poda de árvore estejam devidamente regularizadas, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Sustentável suspendeu pelo período de 30 dias qualquer atividade de poda de árvore em Ourinhos. A medida visa garantir que o serviço seja executado por profissionais cadastrados e capacitados, além de evitar a poda radical e indiscriminada da arborização pública.

         O secretário da pasta, Júlio Gurgel, explica que a partir do dia 21 de março, próxima terça-feira, começa o cadastramento e o recadastramento dos profissionais da poda. Para atualizar suas carteirinhas, eles deverão ir munidos de RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3 x 4 até a secretaria.

Continua depois da Publicidade

“Nós pedimos a paciência da população nesse período de suspensão para que haja o recadastramento e este serviço seja feito da maneira correta. Estaremos não só recadastrando, mas também capacitando os podadores de árvores para que o trabalho seja regularizado com o objetivo principal de preservar o meio ambiente”, ressalta.

         O munícipe que for flagrado descumprindo a legislação estará sujeito a penalidades. Será obrigado a doar 25 mudas de árvores de espécies nativas, além de responder por crime ambiental, que estipula pena de detenção de três meses a um ano e multa.

De acordo com artigo 223 da lei 863/1967, é proibido podar, cortar, danificar, derrubar, remover ou sacrificar árvores da arborização pública, sendo estes serviços de atribuição exclusiva da Prefeitura. Ou seja, apenas profissionais que estejam autorizados pela administração municipal podem executar o serviço.

Publicidade

Parceiros