Ourinhos vai celebrar Dia Mundial da Água 4ª feira dia 22

Assessoria 20/03/2017 - 20:38:01 Diversos

"Semana da água" busca despertar a consciência sobre conservação, preservação e proteção da água

A  SAE Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos e Prefeitura Municipal, em parceria com as  Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Cultura, escolas públicas e particulares do município convidadas,  celebram  a partir da próxima semana  o "Dia mundial da Água" comemorado no dia 22 de março. Uma programação alusiva a data organizada  pela SAE em conjunto com os órgão públicos e instituições de ensino terá inicio logo pela manhã de quarta feira (22) na praça Melo Peixoto estendendo-se até o período da tarde. 

Continua depois da Publicidade

As 9 horas a abertura do evento será marcada pelo plantio de uma muda de "jaracatiá",  árvore símbolo de Ourinhos  como homenagem ao ex ferroviário e radialista Jairo Teixeira Diniz, um dos pioneiros da radiodifusão em Ourinhos. Foi locutor do serviço de alto falantes da praça entre os anos 40 e 50 usando o pseudônimo de "Norton Cunha",  o que o levou aos microfones da Radio Clube de Ourinhos por muitos anos.

Ao longo da programação neste dia, alunos das escolas participantes realizarão uma exposição em um varal de frases e desenhos com a temática da água.  Durante o evento a Secretaria da Cultura trará apresentações  do "Palco livre das artes" com música, dança e teatro. As 15:30  o Secretário de Meio Ambiente Júlio Gurgel realizará uma palestra  sobre meio ambiente e a questão dá água. Também será instalada na praça uma maquete automatizada  que reproduz as várias etapas do tratamento da água, com equipamentos e materiais , filtros e produtos utilizados para total purificação da água.

 Durante a semana, outras  atividades em torno do tema também acontecem nos dias  20,21,22 e 23; de 2ª a 5ª feira, com centenas de alunos realizando uma série visitas monitoradas a  E.T.A - Estação de Tratamento de Água da SAE . Nos quatro dias cerca de mil alunos serão levados até a estação onde poderão ver de perto o funcionamento,  desde a captação no Rio Pardo até os tanques de decantação  e todo o sistema de tratamento da água. 

É a primeira vez que a Prefeitura de Ourinhos , SAE e outras entidades do município realizam uma atividade concreta e  ampla em atenção ao dia Mundial da Água instituído pela ONU - Organização das Nações Unidas em 1993 e celebrada em todo o mundo. Conforme o  superintendente da SAE Luis Augusto Nogueira Perino,  objetivo é de conscientização da importância de conservação, preservação, a difusão do uso racional e reflexão sobre a forma como valorizamos a água.

Publicidade

Parceiros