Gestores da rede municipal já recebem formação para implantação do sistema SESI

Assessoria 23/03/2017 - 17:52:08 Cidade

Os 71 gestores do ensino fundamental da rede municipal de ensino, entre diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e formadores, se reuniram quarta-feira (22), na Secretaria Municipal de Educação para o curso de formação do sistema SESI de ensino.

A formação ministrada por Maria Luiza Reginato, Especialista em Educação e Formadora de Gestores do SESI de São Paulo, trabalha o conteúdo voltado para o trabalho pedagógico, preparando os gestores para atuarem junto aos professores.

Continua depois da Publicidade

Ao longo do ano os professores, diretores e coordenadores serão orientados em relação aos processos de avaliação, bem como os simulados referentes às avaliações nacionais Prova Brasil e Enem. Ao todo serão oito capacitações. Na semana passada 280 professores passaram pela formação. No dia 29 será realizada a segunda capacitação para os docentes.

“O material didático já chegou e será distribuído até o final de semana para todas as unidades escolares. Os professores desde a primeira capacitação já começaram a aplicar a metodologia para os 7 mil estudantes da rede municipal”, explicou Ilma Mendes da Silva, Auxiliar Técnica Pedagógica.

A implantação do sistema SESI de ensino nas escolas da rede municipal foi anunciada no início do mês de fevereiro pelo Prefeito Lucas Pocay. “O sistema SESI permite a formação integral dos alunos por meio de uma proposta que prioriza o desenvolvimento de competências para ingresso nas universidades e no mercado de trabalho, mas que também contribui para desenvolver no estudante a capacidade de buscar soluções inovadoras para construção de uma sociedade melhor”, ressalta Lucas.

 

ESTRUTURA - Atualmente o SESI possui 162 escolas distribuídas em 112 municípios do Estado de São Paulo, com 90.531 estudantes matriculados, sendo 27.940 em regime integral. A parceria estabelecida com Ourinhos também existe em outros 23 municípios.

O SESI de Ourinhos oferece ainda uma estrutura esportiva e de recreação, com piscina, quadras, campo de futebol, ginásios, academia, entre outras atividades. De acordo com o projeto aprovado, existe a possibilidade de um convênio para que os estudantes da rede municipal também possam usufruir de tais benefícios.

DIDÁTICA - De acordo com a direção do SESI São Paulo, o material didático fornecido permite ao estudante desenvolver habilidades e competências por meio dos conteúdos curriculares, que lhe proporciona ser pesquisador e construtor de seu saber, transcendendo a mera memorização de conceitos.

Ao educador, o sistema oportuniza ser autor de sua própria prática a partir de suas pesquisas e da ampliação das propostas que o material didático oferece. Na prática educativa do sistema SESI de ensino,  o professor propõe ações que desvelam os conhecimentos prévios dos alunos para tomar a decisão quanto à forma de organizar uma situação didática que efetivamente promova a aprendizagem.

Publicidade

Parceiros