População deve solicitar serviços da Prefeitura diretamente na Ouvidoria

Assessoria 19/04/2017 - 12:51:30 Noticias

A Prefeitura de Ourinhos disponibiliza telefone, e-mail e atendimento presencial para que os munícipes façam solicitações, reclamações, sugestões ou denúncias anônimas. Pedidos de tapa buracos, recolha de galhada, limpeza de áreas verdes, e até prática ilegais de servidores podem ser protocoladas na Ouvidoria do Município. Segundo o chefe do setor, Altieres Antônio Nunes, todo cidadão pode protocolar sua queixa ou sugestão pelo e-mail ouvidoria@ourinhos.sp.gov.br, telefone 0800 770 0342 ou pessoalmente. O prazo de resposta para o cidadão é de até três dias.

         “Pegamos nome completo, telefone, as informações solicitadas sobre o que ela foi reclamar e criamos um cadastro. Nós registramos todos os pedidos que são feitos, seja reclamação e até denúncia. E neste último caso, a pessoa não precisa se identificar caso ela não queira. A partir daí, geramos um número de protocolo e vamos em busca  de uma solução”, explica.

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         Devido ao abandono que a cidade de Ourinhos foi deixada, com centenas de pontos de galhadas, este é o maior número de pedidos registrados no setor, seguido pelo tapa buracos. Altieres ressalta que as secretarias têm se empenhado em trazer um retorno para os cidadãos dentro de um prazo razoável.

“A transparência é um direito do cidadão. O sistema dá um prazo de até 15 dias para a solução do problema e a partir daí cobra repetidamente para que uma resposta seja dada. Neste sentido, nós vamos lembrando as secretarias, que repassam a solução dos problemas, e automaticamente, é avisado à população”, fala.

         O munícipe, por sua vez, pode acompanhar o andamento de seu pedido através do número de protocolo. “Precisamos ressaltar que a maneira mais fácil de registrar seu pedido é indo diretamente ou entrando em contato na ouvidoria. Muitas pessoas acham que indo nas secretarias, ou até mesmo divulgando suas reclamações nas redes sociais, terão um retorno, mas a ouvidoria é um canal exclusivo para que o munícipe possa ter resposta”, ressalta.

         Os serviços que podem ser solicitados são diversos, tais como troca de iluminação pública, limpeza de praças e áreas verdes, até mesmo de terrenos particulares em casos de denúncia quando o proprietário não atende com sua obrigação e deixa o terreno oferecendo riscos à saúde pública.

“Vale lembrar que a recolha de móveis e entulhos deixados jogados pelas ruas é de responsabilidade de quem jogou. A prefeitura, através da SAE, faz a recolha de lixo residencial, e a secretaria de Meio Ambiente tem se empenhado na recolha de galhadas, mas o transporte de entulhos e móveis velhos não é de responsabilidade da prefeitura”, reforça.

Do início do ano até o dia 12 de abril, foram registradas 1.320 ações na ouvidoria da Prefeitura, sendo que 80% foram solucionados. “Dentro das condições que a prefeitura foi deixada, as secretarias têm se empenhado para dar uma resposta ao cidadão, reunindo esforços para que eles fiquem satisfeitos. Claro que precisamos de compreensão e paciência, mas estamos trabalhando para que eles tenham um contato direto conosco e entendam a funcionalidade da ouvidoria”, termina.

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