Lucas Pocay lança projeto Reação, um estímulo à reinserção social

Assessoria 27/04/2017 - 14:38:09 Cidade

O prefeito Lucas Pocay lançou quarta-feira (25), no Centro Pop, o projeto “Reação”, uma medida desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social para incentivar a autonomia e a reinserção social de pessoas em situação de rua. O anúncio foi o destaque da cerimônia de inauguração das reformas e novas instalações do Centro Pop, que agora oferece uma nova proposta de acolhimento de moradores de rua com atividades ocupacionais e de geração de renda. 

         Além do prefeito, estavam presentes no lançamento do “Reação” a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Clara Pocay; o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Dauage (“Alexandre Zóio”); o secretário de Assistência Social, Felipe Pereira; a secretária de Saúde, Cássia Palhas; o secretário de Governo, Silvonei Rodrigues; o secretário de Comunicação, Felipe Chamorro; além do superintendente da SAE (Superintendência de Água e Esgoto), Luiz Augusto Perino e vereadores Anízio Feliceti e Alexandre Florêncio Dias (“Alexandre Enfermeiro”).

Continua depois da Publicidade

         O projeto “Reação” visa proporcionar autonomia para as pessoas em situação de rua através da participação de atividades e da convivência comunitária. Dentro do projeto, e com ajuda de vários parceiros, as pessoas atendidas têm acesso a oficinas, assembleias, atividades práticas com a horta comunitária, o galinheiro, além da socialização em atividades esportivas com o uso da quadra.

         O prefeito Lucas Pocay ressalta que o projeto é uma oportunidade para pensar o verdadeiro propósito das políticas que buscam resgatar princípios familiares, respeito pelo próximo e o amor.

“Hoje temos um novo clima neste lugar, com respeito ao próximo, a natureza, aos animais, amor, princípio, etc. É dessa forma que queremos fazer essa gestão. Que os pequenos gestos reflitam nos grandes e que pequenas ações surtam grandes efeitos em cada um. Há muitas pessoas hoje que perderam a vontade de viver, de sonhar, não sabem mais o que é o amor de uma família. Nossas ações de mudanças querem resgatar essa ponte de integração e afetividade para que eles possam voltar a ter dignidade e possam se sentir felizes”, fala o prefeito.

         O presidente da Câmara Municipal, “Alexandre Zóio”, ressalta a importância do trabalho que é realizado pelo Centro Pop e acredita que todas as mudanças, assim como o projeto, vêm para atender às necessidades das pessoas atendidas no local.

         “Aqui é realizado um trabalho importantíssimo e ele só é possível graças aos esforços de uma equipe que está focada em oferecer uma nova proposta para as pessoas que muitas vezes não tem onde dormir ou um prato de comida para comer. O prefeito Lucas Pocay, seus secretários e todos os envolvidos estão de parabéns. É assim que deve acontecer, todos por um bem comum”, afirma.

         O secretário de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos, conta que o prefeito, desde o início da gestão, determinou diretrizes para fazer um atendimento humanizado e é com este foco que sua secretaria tem trabalhado.

“Na pasta de Assistência, o que mais se falou foi a questão dos moradores de rua. Respondendo esta demanda, desde o início começamos a fazer reuniões e planejar diretrizes para enfrentar este problema e aqui hoje estamos lançando uma semente que é este projeto Reação”, pontua.

         Além do lançamento do projeto, o evento também comemorou todas as reformas e novas instalações do Centro Pop. O imóvel, até então abandonado, recebeu reparos que tornaram o ambiente acolhedor. O assessor de gabinete da secretaria, Leonardo de Oliveira, conhecido como China Rose, junto do chefe de políticas públicas para pessoa com deficiência e mobilidade reduzida, Antônio Carlos Mazzeti, o “Tico da Boa Esperança”, foram os responsáveis pela frente de melhorias no Centro Pop, cuidando de cada detalhe. A concretização e o início de um novo método de trabalho para ambos são motivos de alegria.

“Todo o trabalho de mudança é feito de forma delicada, mas temos certeza que lá na frente teremos resultados positivos, onde muitos deles, que antes não conseguiam enxergar o que viria por aí, ficarão gratos por perceberem que ainda têm muito para aproveitar na vida”, fala “China Rose”.

“Tico da Boa Esperança” lembrou que quando era vereador ouviu por diversas vezes Lucas falar de humanização e, dessa forma moldou suas atitudes diárias. Ele ainda ressaltou o trabalho em equipe para transformar o Centro Pop.

“Através de parcerias, conseguimos mudar muitas coisas aqui e temos orgulho de estar envolvidos em um trabalho que tem como foco a pessoa em condição de rua. Estamos gratos pelas parcerias e esperamos que este lugar sirva de exemplo não só para o município e região, mas também para o Brasil”, diz.

“REAÇÃO” CRIA OPORTUNIDADES DE OCUPAÇÃO E RENDA AOS ASSISTIDOS - Um dos principais intuitos do projeto “Reação” é a possibilidade de criar chances de ocupação e renda para as pessoas atendidas. Para isso, foi preciso começar do zero, através de uma reestruturação completa do Centro Pop, a começar pelo portão de entrada da unidade.

         “Antes nós não tínhamos o controle de entrada e saída do Centro Pop, o que deixava livre para eles. Hoje com um controle e cadastro dos moradores, nós conseguimos fazer um trabalho melhor na recuperação social dessas pessoas”, fala a assistente social e coordenadora do Centro Pop, Renata Motta de Campos.

Entre as oportunidades de aprender uma ocupação estão a horta e o galinheiro instalados no Centro Pop. “Nós temos agora uma horta em formato de mandala. No centro há um galinheiro e o esterco produzido pelas galinhas servem de adubo para toda a horta. Aqui há plantação  de vários alimentos que além de servirem para refeição, também poderão servir para uma fonte de renda, sem contar que cuidar da horta já é uma ocupação”, fala.

Outra transformação expressiva foi a aparência do espaço que recebeu diversas melhorias através da parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. “Todo o mato que dava aparência de abandono foi roçado, a quadra esportiva foi pintada pelos próprios moradores, toda a pavimentação da frente da unidade foi feita, as telhas foram trocadas e todos os problemas relacionados a infraestutura foram sanados”, relata Renata.

Entre outras ações, Renata explica que o objetivo do “Reação” é reinserir a pessoa em condição de rua, muitas vezes vítima do alcoolismo e da drogadição, através do atendimento psicológico, jurídico e social.  “Para reinserir um cidadão na sociedade, é preciso que a sociedade esteja pronta para recebê-lo. Precisamos trabalhar com eles, mas também com a sociedade em relação ao preconceito com o morador de rua. Ele é um ser humano como os outros que também quer uma nova chance para uma nova vida”, conclui. 

Publicidade

Parceiros