Trem Turístico e Contorno Ferroviário são temas de encontro entre o Prefeito de Ourinhos e o Ministro dos Transportes

Assessoria 11/08/2017 - 23:47:31 Noticias

Em audiência na terça-feira (08) em Brasília com o Ministro dos Transportes Maurício Quintella e o Prefeito Lucas Pocay expuseram os projetos direcionados ao turismo e mobilidade urbana em Ourinhos. Após o encontro, o Ministro se dispôs a analisar as medidas relacionadas à implantação do Contorno Ferroviário e do Trem Turístico na cidade. O Prefeito Lucas busca agora em Brasília recursos para a execução das obras do Contorno Ferroviário que têm como objetivo a retirada dos trilhos da zona urbana de Ourinhos, contornando pela zona rural próximo à divisa do Estado, ladeando o rio Paranapanema.

A ideia é incluir o custo das obras com os investimentos da concessionária Rumo, através da renovação da operação da linha férrea no trecho que corta a cidade de Ourinhos.

Continua depois da Publicidade

TURISMO

Desde o início de seu mandato, o Prefeito Lucas Pocay busca junto ao Governo do Estado a obtenção do selo MIT (Município de Interesse Turístico) para Ourinhos. Isso viabilizaria verbas de R$ 500 mil por ano para investimento no setor. Para que o projeto seja encaminhado à Assembleia Legislativa, representantes do Conselho do Turismo de Ourinhos vem se reunindo para definir as potencialidades turísticas da cidade, entre elas o Trem Turístico, utilizando a malha férrea já existente, com passeios entre cidades da região e dentro do próprio município. Esta é apenas uma das propostas.

Segundo explica o Prefeito Lucas Pocay, para ser de interesse turístico a cidade deve seguir alguns critérios como oferecer infraestrutura básica para atender o visitante, como sistema de transporte, serviço médico de emergência, meios de hospedagem, restaurantes, entre outras facilidades.

"Ourinhos apresenta um potencial turístico enorme. Temos a estrutura ferroviária que pode ser utilizada, por exemplo. Temos festivais consolidados de música, dança e teatro. Há várias propostas que unem os potenciais de Ourinhos, basta ter criatividade para inovar e fortalecer a cidade no cenário nacional”, declara Lucas.

Publicidade

Parceiros