Prefeitura realiza plantio de 300 mudas de árvores às margens do córrego Monjolinho

Assessoria 25/09/2017 - 12:18:42 Diversos

O Prefeito Lucas Pocay participou na manhã de quinta-feira (21), Dia da Árvore, do plantio de 300 mudas às margens do córrego Monjolinho, no Jardim Ouro Verde. A ação, que teve a participação de alunos de escolas particulares e das escolas municipais Josepha Cubas da Silva e Miguel Farah, tem a finalidade de recuperar a mata ciliar e incrementar a recomposição do passivo ambiental da cidade de Ourinhos. Também compareceram ao evento os Secretários Sérgio Gaspar (Meio Ambiente), Cássia Palhas (Saúde); e o Presidente da Câmara Municipal.

         Entre os projetos ambientais, o prefeito divulgou o compromisso do plantio de uma muda de árvore para cada novo munícipe. Sendo assim, todos os meses deverá haver o plantio de 130 mudas de árvore. Além disso, a proposta de revitalização das praças com a inserção de um espaço para a prática de esporte e lazer também foi reforçada.

Continua depois da Publicidade

O objetivo é criar uma pista de caminhada às margens do córrego do Monjolinho, no Jardim Matilde (em desenvolvimento), Santa Fé, São Silvestre, Nova Ourinhos (Miguel Cury), Itamaraty ao Pacheco (verba já conquistada), Orlando Quagliato até a FAPI (verba já conquistada), e outros bairros.

         “O que nós queremos é uma cidade limpa e bonita. Para isso, temos investidos de todas as formas, seja nas praças, no replantio, na qualificação dos podadores, retirada de galhadas e até a limpeza dos córregos. Tudo isso visa um bem comum: uma cidade arborizada com mais oxigênio, mais sombra, mais umidade. Hoje nós estamos aqui não só para refletir sobre este dia em que devemos falar sobre preservação, mas também ensinar as nossas crianças sobre o assunto”, fala Lucas Pocay.

         A professora Maria de Fátima Gonçalves conta que na escola Josefa Cubas há um projeto denominado “Horta Comunitária”, com apoio da Prefeitura de Ourinhos, e que aborda temas relacionados ao Meio Ambiente, entre eles a importância da preservação da natureza.

“O importante é que os alunos pegam gosto por aquilo que fazem ali onde aprendem a plantar, colher, preservar, cuidar, regar. Isso cria o senso de coletividade. Nós tivemos um grande incentivo do prefeito e sem ele com certeza não seria possível ensinar temas tão importantes a esses alunos”, confessa.

         A estudante Maria Vitória Silva, do 6º ano da Escola Josefa Cubas da Silva, se divertiu com o plantio e aprendeu um pouco mais sobre preservação ambiental.

“Na minha escola, temos um projeto de horta, inclusive o prefeito nos ajuda neste projeto. E nele, nós aprendemos um pouco sobre plantação. Hoje aqui, aprendemos que as árvores ajudam o meio ambiente, ajudam a evitar erosões e embelezam as praças”, conta.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Sérgio Gaspar, lembrou que o trabalho de limpeza se estende aos córregos e lagos de tratamento de resíduos sólidos a fim de eliminar insetos.

“Quanto menos mato, menos pernilongo. Então, além das limpezas das lagoas, também estamos fazendo toda a retirada de mato afim de afastar a infestação de pernilongo. É um trabalho em parceria com a SAE. E aqui hoje estamos fazendo o plantio que também faz parte do processo de revitalização, que acontece aqui e acontecerá em outros córregos.”

Publicidade

Parceiros