Racanello serve de exemplo e banheiros adaptados devem ser instalados em outras escolas.

assessoria 10/10/2017 - 11:43:07 Cidade

Seguindo o exemplo da Emef Professora Adelaide Pedroso Racanello e também o cumprimento da lei de acessibilidade, outras unidades da rede municipal de ensino vão receber banheiros adaptados para alunos com necessidades especiais. O espaço construído na Racanello era uma reivindicação antiga da família do estudante do terceiro ano Miguel Gobi Natal da Silva, 9 anos, e só foi finalizado por determinação do Prefeito Lucas Pocay. 
A Vereadora Raquel Spada, defensora dos direitos dos deficientes físicos, esteve na escola terça-feira (03), acompanhada pela direção, membro do conselho escolar e a mãe do estudante Karen Cristina Silva Gobi. Segundo a vereadora, a obra só foi finalizada após o Prefeito Lucas Pocay tomar conhecimento do descaso que se arrastava há dois anos.
“Soube do caso do Miguel. Levei ao conhecimento do Prefeito Lucas Pocay, que determinou que fosse construído através de uma parceria. Acreditamos que vai ser de grande valia porque estaremos incluindo esses projetos em outras escolas, como a Maria Ferreira, que tem três crianças com necessidades especiais. Estamos trabalhando em parceria com a prefeitura para fazer valer o direito dessas crianças”, declara Raquel.
Karen Gobi, mãe do garoto Miguel, diz que por diversas vezes solicitou a construção do banheiro junto à gestão passada, mas sempre recebeu a resposta de que teria que esperar. 
“Para ele estar incluído de verdade na escola, precisa de toda acessibilidade necessária. Essa é a inclusão. Era uma reivindicação antiga, de três anos. Ele está no terceiro ano e desde que efetuou a matrícula venho pedindo o banheiro. Ele vai ficar aqui até o nono ano. É bastante tempo. E não é só ele, novos alunos virão”, ressalta Karen.
A diretora da escola Cintia Silvestre Garcia explica que a construção do banheiro também atendeu uma necessidade da professora que acompanha Miguel.
“Tínhamos um banheiro adaptado, mas era masculino. Mas o Miguel é acompanhado por uma professora. Como ela não pode entrar no banheiro dos meninos, precisava de um terceiro. Outros alunos virão. Essa instalação esta pronta para receber quem precisa de maca, chuveiro, além da pia e vaso adaptados. A reforma é uma solicitação de 2015, mas só agora com apoio da Prefeitura, do nosso Conselho e da APM conseguimos finalizar”, diz.
A coordenadora e presidente do Conselho Escolar Eliana Soares da Silva revela que em dias de chuva Miguel perdia aulas porque o banheiro que era utilizado por ele ficava em local distante e sem cobertura. 
“Em dia de chuva ele não vinha à escola porque não tinha como ir ao banheiro. A Prefeitura nos cedeu a mão de obra e nós adquirimos o material de construção para a execução da obra”, fala.
Adenilton Bueno, membro do Conselho e da APM (Associação de pais e Mestres) acompanha o drama da família de Miguel desde o início e também agradece o emprenho do município e da direção da escola Racanello para o término do espaço adaptado.
“Minha filha estuda com o Miguel desde a pré-escola. Sabíamos da necessidade dele e desde o início cobrávamos a construção desse banheiro. Mas só este ano, após pedido nosso e intervenção da vereadora Raquel, conseguimos uma parceria com a Secretaria da Educação que entrou com a mão de obra”, afirma.

Publicidade

Parceiros