Saúde promove curso de capacitação em Esclerose Lateral Amiotrófica

assessoria 22/11/2017 - 13:36:26 Diversos

A Secretaria de Saúde promove nos dias 01 e 02 de dezembro um Curso de Capacitação em ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do link: http://goo.gl/3QH3VS. O evento, em parceria com a AbrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica), é voltado para profissionais da Saúde de Ourinhos e região. A ELA é uma doença degenerativa do sistema nervoso, que acarreta paralisia motora progressiva e irreversível sendo uma das mais temidas doenças conhecidas.

         “Neste curso de capacitação, profissionais da Associação falarão sobre os cuidados especiais de pacientes que possuem ELA. Na apresentação, além de todo o conhecimento, a mensagem que a Associação traz para os profissionais é que o momento mais importante de nossas vidas é o atual, o próximo não nos pertence. Devemos valorizar o simples, a complexidade atrapalha. A gostar do indivíduo como ele é, não temos porque modificá-lo. Devemos amar o bem mais valioso de todos: a vida. Simples como ela é”, conta Cássia Palhas, Secretária Municipal da Saúde.

Continua depois da Publicidade

         Segundo Cássia, cursos de atualização e capacitação melhoram os serviços prestados e a qualidade do atendimento público que é oferecido nas unidades de saúde. “Quanto mais preparada a equipe, melhor atendido será o paciente. Nossa intenção é qualificar cada vez mais o atendimento público de Saúde, através de cursos como esse”, fala.

         No dia 01 de dezembro o curso será no Teatro Municipal, às 19h30 com a presença do Professor Doutor Acary Souza Bulle Oliveira, médico responsável pelo Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares da UNIFESP/EPM (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina).

         No dia 02 de dezembro, as atividades serão na Universidade Estácio de Sá, a partir das 8h, com apresentação do tema “O que a AbrELA faz”, abordado por Élica Fernandes, gerente executiva e social da Associação. Depois, quem assume a palavra é o médico do Ambulatório de ELA da UNIFESP/EPM, Dr. Marcos Antônio T. Chieia.

         Nestes dois dias, também ocorrem oficinas multiprofissionais, como a de Fisioterapia Motora, pela Professora Aparecida Praeiro; Fisioterapia Respiratória (Professora Celiana Figueiredo); Fonoaudiologia, (Professora Percília Alves); Enfermagem (Professor Silvio Fernandes); Psicologia (Professora Ana Luiza Steiner); Serviço Social (Professora Fabiana Theodoro Cruz); e Terapeuta Ocupacional (Proessora Tatiana Thacek).

         Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Vigilância em Saúde na Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (14) 3302-6100.

Publicidade

Parceiros