Aulas do município começam hoje (05) para 10 mil alunos; Educação Especial é destaque

assessoria 05/02/2018 - 14:59:31 Diversos

As aulas nas escolas do município de Ourinhos voltam hoje (05) para as crianças que estudam nas NEIs (Núcleo de Educação Infantil) e, no dia 6 de fevereiro para estudantes das EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil) e EMEFs (Escola Municipal de Educação Fundamental). Ao todo, a rede municipal de ensino atende 10 mil alunos em 45 unidades escolares. Os professores retornam antes, dia 2 de fevereiro, para participarem de uma formação especial.

         “Neste ano tivemos a contratação de professores que irão atender alunos com necessidades especiais. Sendo assim, preparamos uma capacitação em Braile e Libras para que eles estejam devidamente preparados para dar início a este ano letivo e oferecer um trabalho de qualidade para esses alunos”, comenta o Secretário Municipal de Educação, Wilson Moraes, ressaltando que Ourinhos se destaca na área da Educação Inclusiva.

Continua depois da Publicidade

         Em 2000, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou a Lei Claury, de autoria do Deputado Estadual de Ourinhos Claury Santos Alves da Silva. O texto determina a implantação de assistência psicológica e psicopedagógica em todos os estabelecimentos de Ensino Público do Estado de São Paulo.

         Em 2001, o ex-prefeito de Ourinhos Claudemir Alves da Silva fez de Ourinhos o pioneiro na implantação dos psicopedagogos na rede municipal. A cidade conta até hoje com profissionais especializados no atendimento aos alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental.

         “O Prefeito Lucas Pocay segue com a proposta de inclusão e vem dando um olhar especial para a Educação Inclusiva de toda a rede municipal de Ourinhos, dando a todas as unidades de ensino a mesma atenção e, com isso, proporcionando a mesma formação e qualidade para que toda a rede tenha as mesmas condições de atender a todos os alunos com necessidades especiais”, comenta Wilson.

         Atualmente a Rede Municipal de Educação oferece psicopedagogo para todas as unidades, sala multifuncional com professores especializados, coordenador dos psicopedagogos, coordenador dos professores da Educação Especial, professor (AP) de educação especial para trabalhar individualmente com o aluno.   

         Além disso a educação do município oferece material adaptado do Sistema Sesi de Ensino, implantado no ano passado na Rede pelo Prefeito Lucas Pocay e ainda formação de todos os professores da Educação Especial, inclusive capacitados em Braile e Libras para atender aos alunos com essa específica necessidade especial.

Publicidade

Parceiros