Prefeitura ensina futebol e cidadania aos alunos no Núcleo Esportivo do Jardim América

assessoria 07/03/2018 - 11:01:11 Esportes

Com o projeto, a Prefeitura tem trabalhado na formação de cidadãos e atletas para o futuro.


         Os alunos do Núcleo Esportivo do Jardim América, uma das escolinhas de futebol criadas pelo Prefeito Lucas Pocay para promover o esporte nos bairros, vêm apreendendo, além do esporte, a consciência da importância da cidadania. Para participar do projeto o aluno precisa ter vontade de jogar futebol, mas principalmente boas notas na escola. É o que explica o professor Idair Neves de Oliveira, conhecido como Iba.

Continua depois da Publicidade

         “Uma das regras para participar do projeto é saber respeitar o próximo. Com este primeiro passo, nós acreditamos que eles além de terem melhor desenvolvimento dentro do campo, também melhoram suas notas dentro das salas de aula. Essa é uma forma de envolvê-los no esporte e incentivá-los em suas formações de base educacional”, fala.

         Atualmente, participam das aulas cerca de 20 alunos no período da manhã (terça e quinta) e 30 no período da tarde (segunda, quarta e sexta). Há um ano a frente do núcleo, Iba já notou diferença no comportamento dos alunos.

         “Eles melhoraram o comportamento porque aqui nós cobramos isso deles. Entre outras coisas, principalmente, o respeito ao próximo que faz parte da construção do caráter de qualquer ser humano”, afirma.

         O aluno Ryan Felipe Cândida Leite, 13, ficou sabendo do projeto por seus amigos e resolveu fazer a primeira aula na terça-feira (06).

         “Poder praticar esporte perto de casa é bem melhor, porque não temos todo o trajeto até o Monstrinho. Sem contar que aqui temos o campo do nosso bairro que tem espaço para nos receber. Prefiro estar aqui do que nas ruas com risco de me envolver em coisas erradas, como roubar ou usar drogas”, revela.

         Ryan garante que suas notas estão boas na escola e que pretende fazer parte do projeto. “Minhas notas são 10, 9 e 8. Tenho notas boas e pretendo mantê-las para poder fazer parte desse projeto que está sendo muito divertido participar”, afirma.

         Abner Santos Lima, 14, está há cinco meses no projeto. Ele fez amigos e tem aprendido lições que irá levar para toda a vida.

         “Fazer o que a gente gosta e aprender várias coisas boas para ser alguém na vida, compartilhar os momentos bons. Acredito que isso nos ensina a ser melhores cidadãos”, fala.

Publicidade

Parceiros