Prefeito Lucas Pocay lança o Programa RADAR FIXO, CONDUTOR CONSCIENTE

assessoria 12/03/2018 - 11:53:11 Diversos

''Tenho certeza que pessoas que já sofreram acidentes ou foram atropeladas pela imprudência do motorista, apoiam essa iniciativa de respeitar a velocidade da via”, ressalta o Prefeito.

Ourinhos possui oito pontos de radares fixos, três deles instalados este ano. Além de disciplinar o trânsito, o equipamento proporciona segurança e maior fluidez de tráfego do que a lombada. Resta apenas conscientizar alguns motorista que os radares fixos não têm a finalidade de multar, mas a função do motorista andar na velocidade da via. O radar só pune quem dirige fora da lei. 

Continua depois da Publicidade

Neste sentido, o Prefeito Lucas Pocay lançou o Programa RADAR FIXO, CONDUTOR CONSCIENTE, sendo mais uma ação para melhorar o trânsito de Ourinhos.  

“Nós ouvimos a população e sempre acompanhamos os temas que as pessoas estão comentando. E me chamou atenção alguns comentários sobre os radares. Por isso lançamos o programa Radar Fixo, Condutor Consciente, uma ação para melhorarmos o trânsito, com mais respeito e prudência dos motoristas. Antes haviam radares móveis, que ficavam escondidos e pareciam mais que existiam para punir. Poucas pessoas sabiam onde estavam instalados os radares móveis. Nós acabamos com isso, retiramos todos os radares móveis e deixamos apenas os radares fixos, todos muito bem sinalizados, com indicação da velocidade máxima permitida. Quem tomar multa, é porque foi imprudente, negligente e descuidado”, explica Lucas Pocay. 

O prefeito informa ainda que os radares fixos foram instalados em locais com alto índice de acidentes e também próximos a escolas ou com fluxo intenso de pedestres.

“Na Duque de Caxias, por exemplo, temos o Centro Cultural e a escola do Caló temos fotos do radar com carros e motos passando a mais de 120 km/h, sendo que o permitido na via é 40km/h. Tenho certeza que os pais desses alunos que passam por este local diariamente, que presenciam a irresponsabilidade de alguns, ou até aqueles que já sofreram algum acidente,  apoiam essa iniciativa e defendem o radar fixo. Além disso, o radar tem um uso técnico diferente da lombada. A lombada reduz a velocidade na via. O radar deixa o trânsito fluir. Conscientizando os condutores teremos menos acidentes, menos gastos com saúde e menos afastamentos do trabalho”, diz Lucas. 

Segundo o Departamento Municipal de Trânsito a instalação dos equipamentos foi necessária devido a alta velocidade com que alguns motoristas trafegam pelos locais, em especial após o recapeamento asfáltico feito em algumas vias no final do ano passado. A intenção é fazer um trânsito mais seguro, evitando acidentes que coloquem em risco a vida de motoristas e pedestres.

O Departamento informa ainda que o recurso arrecadado com as multas por excesso de velocidade é aplicado em sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação no trânsito, conforme estabelece o artigo 320 da lei 638 do Código de Trânsito Brasileiro.  

VEJA OS LOCAIS DOS NOVOS RADARES FIXOS
• Rua José Bonifácio, 196, sentido Bairro-Centro – Limite 40km/h
• Rua Hermínio Joaquim dos Remédios, 305, sentido Centro-Bairro – Limite 40km/h
• Rua Duque de Caxias, 1.037, sentido Centro-Bairro - Limite 40km/h

LOCAIS ONDE JÁ EXISTEM RADARES FIXOS
• Rua dos Expedicionários (entre Monstrinho e FORUM) – Limite 50 km/h.
• Avenida Duque de Caxias (altura da Escola Caló) – Limite 40 km/h.
• Avenida Altino Arantes (altura da Funerária) – Limite 50 km/h.
• Avenida Domingos Carmelingo Caló (altura do Verde Novo) – Limite 50 km/h.
• Avenida Luis Saldanha Rodrigues (altura do Hotel Ibis) – Limite 60 km/h.

Publicidade

Parceiros