REPÓRTER NA RUA - PROJETO ESCOLINHAS DE FUTEBOL


PROJETO ESCOLINHAS DE FUTEBOL

29/03/2018 - 11:43:59
Por: assessoria

Formando cidadãos e atletas para o futuro

Núcleo Esportivo do Pacheco Chaves alia educação e futebol

Para jogar futebol no Núcleo Esportivo do Pacheco Chaves é preciso antes de tudo estudar. Frequentar a escola e tirar boas notas são condições indispensáveis para participar das aulas esportivas que ocorrem nos períodos da manhã e da tarde, todas as terças e quintas-feiras, no Centro Comunitário do bairro. Os Núcleos Esportivos foram criados pelo Prefeito Lucas Pocay em todas as regiões de Ourinhos, para estimular a prática de esportes e tirar os estudantes das ruas. Ao todo 12 locais oferecem aulas de futebol. 

Quem ressalta a importância de aliar a educação com o futebol é o Professor do Núcleo do Pacheco Chaves, Roni Barros, que há 1 ano e três meses treina cerca de 50 garotos e garotas de 6 a 16 anos.

“Além da bola, temos o trabalho social, com presença na escola e notas boas. Para treinar aqui tem que estar na escola. Estudo é prioridade”, diz Roni que ao lado do Auxiliar Técnico Rogério Sereno, que também analisa a possibilidade do surgimento de futuros craques.

“Quem se desponta é indicado para a seleção de Ourinhos e, de repente, pode se tornar uma grande revelação no mercado de trabalho”, ressalta.

Rogério Sereno, atuou em grandes clubes da série A do Brasil, além de times da Itália, Suiça e Vietnã. Segundo ele, o trabalho psicológico é fundamental para ensinar os garotos que nem tudo são flores no mundo do futebol.

“Esse trabalho que o Prefeito Lucas implantou em Ourinhos é importantíssimo para tirar as crianças das ruas. Nós passamos a eles que o mais importante é a educação, conscientizamos que o caminho do futebol é longo e difícil. Seria ruim não passar essa experiência que temos para eles. O lado psicológico é importante. Eles sonham em chegar longe. Se vai ser ou não, só Deus sabe. O mais importante é se tornar um bom cidadão”, afirma Rogério.

Entre os alunos de futebol do Núcleo do Pacheco Chaves, Caio de Oliveira, de 10 anos, treina desde o começo do projeto. “Fiquei sabendo na escola que tinha aula e me interessei. Antes eu brincava na rua, agora venho pra cá. As aulas são boas, estou melhorando meu futebol. Os professores nos ajudam aprimorar as técnicas. Para jogar aqui precisa ir bem na escola também”, diz.

Quem também sonha em se destacar no esporte é a estudante Julia de Oliveira, de 13 anos, que há dois meses treina no Pacheco Chaves. Ela é atacante e diz fazer muitos gols. “Sempre gostei de futebol e estou melhorando cada vez mais. Estou tirando notas boas na escola para continuar treinando. Fiquei sabendo do projeto e me disseram que menina também podia fazer. Acho incrível porque tudo o que o homem pode a mulher também tem direito”, ressalta. 

Os Núcleos Esportivos mantidos pela Prefeitura de Ourinhos funcionam no Jardim Paineiras, Jardim Eldorado, Boa Esperança, Jardim Itajubi, Vila São Luiz, Vila Odilon, Jardim América, Jardim Itamaraty, Pacheco Chaves, Jardim Guaporé, CSU e CEU Recanto dos Pássaros. Os interessados em participar das escolinhas de futebol deve comparecer ao Ginásio de Esportes Monstrinho ou nas próprias escolinhas. Mais informações pelo telefone da Secretaria de Esporte e Lazer (14) 3322-5776.

 

Parceiros

.

2010 - 2014 - Repórter Na Rua. Todos os direitos reservados