Quase 300 pacientes começam a ser chamadas pelo Programa para o mutirão de cirurgia ginecológica

assessoria 13/04/2018 - 12:52:15 Cidade

Por meio de vídeo publicado em seu perfil pessoal no Facebook na noite de terça-feira (10), o Prefeito Lucas Pocay lançou o “Projeto Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas”, afirmando que o trabalho começaria pelas cirurgias ginecológicas.

         Já na manhã de quarta-feira (11), 272 pacientes que aguardam em alguns casos há mais de 5 anos por uma cirurgia, começaram a ser chamadas pela Secretaria Municipal de Saúde, elas serão encaminhadas à Santa Casa para realização de consultas e exames pré-operatórios e para o agendamento da cirurgia.

Continua depois da Publicidade

         No ano passado o Prefeito Lucas Pocay determinou a realização de 533 cirurgias. No entanto, cerca de 1.600 pessoas ainda aguardam por um procedimento cirúrgico, que não é considerado de urgência ou emergência.

         Cássia diz que a próxima especialidade a convocar pacientes ainda está em estudo, mas provavelmente serão cirurgias de hérnia. Na fila ainda existem pacientes esperando por operações neurológicas, ortopédicas, dermatológicas, pediátrica, urológica, vascular, entre outras.

         “São especialidades que serão zeradas até o final do ano, apesar de não serem de competência do município. Ourinhos é responsável só pela atenção básica. A cirurgia é competência do Estado e União, mas zerar essa demanda é um compromisso e uma determinação do Prefeito Lucas Pocay”, afirma Cássia.

         As cirurgias serão realizadas na Santa Casa de Ourinhos, podendo agregar novos locais, caso a demanda seja muito alta. O investimento no programa é oriundo de recurso próprio do município e também de emendas parlamentares, de mais de 10 deputados que destinaram verbas para o custeio na saúde, e está orçado em R$ 2,55 milhões, podendo vir a aumentar.

         “A nossa gestão está avançando em todas as áreas, cumprindo todos os compromissos de campanha, e na saúde não é diferente. Fizemos o Pronto Atendimento do Postão até às 23h e da Cohab até às 24h, criamos o Ambulatório do Bebê, criamos o programa Mais Medicamentos, e agora lançamos esse programa Zerando a Fila das Cirurgias Eletivas. Com planejamento, transparência e respeito à população construiremos uma Ourinhos cada dia melhor”, ressalta o Prefeito Lucas Pocay.

Publicidade

Parceiros