Assistência Social promove palestra com profissionais da rede sobre abuso sexual

assessoria 23/05/2018 - 15:56:02 Diversos

A Secretaria da Assistência Social promoveu no Teatro Municipal, dia 18 de maio - data em que foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - uma palestra desenvolvida pela equipe do Creas para todos os profissionais da rede de assistência de Ourinhos. O tema aborda a importância de se identificar os casos ou denunciar abusos contra crianças e adolescentes.

         Dados do canal de denúncia Disque 100 mostram que em 2017 foram registrados mais de 20 mil casos de violência sexual em todo o país. No município de Ourinhos, o CREAS recebeu 55 casos no ano passado, um aumento significativo em comparação a 2016 em que foram encaminhados 29 casos.

Continua depois da Publicidade

         No município de Ourinhos, o CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) que compõe o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), recebe casos encaminhados pelos órgãos de garantia de direitos e os canais de denúncia em que há a suspeita ou confirmação da exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes.

         Sua ação está pautada no acompanhamento de famílias e pessoas por meio de acolhimentos, escuta qualificada, articulações, encaminhamentos e visitas domiciliares com o objetivo de promover o rompimento com o ciclo de violência e garantir seus direitos e proteção.

         As denúncias dessas situações podem ser feitas pelos telefones do Conselho Tutelar (14) 3322-1159 ou 99762-7928, Disque Denúncia (Dique 100) e, mais recentemente, através do aplicativo Proteja Brasil que pode ser baixado gratuitamente pelas plataformas IOS e Android diretamente no celular, sendo que os dois últimos garantem o anonimato a pessoa que realiza a denúncia.

Publicidade

Parceiros