Assistência Social promove 2º Encontro Regional sobre população em situação de rua

assessoria 22/08/2018 - 14:12:14 Diversos

A Secretaria de Assistência Social de Ourinhos promoveu sexta-feira (17) o 2º Encontro Regional sobre a população em situação de rua. O evento que ocorreu no auditório da Faculdade Estácio de Sá reuniu centenas de pessoas e contou com a participação dos palestrantes e psicólogos especialistas no assunto, Maico Fernando Costa e William Azevedo.

         A programação contou com mesa de discussões a respeito da atenção a pessoa em situação de rua, além das práticas sociais e possibilidades de atuação, citando o Centro Pop de Ourinhos como modelo de atendimento. O Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Pereira Ramos destacou a participação maciça no evento dos representantes de 27 municípios dos Estados de São Paulo e Paraná.

Continua depois da Publicidade

         “Nós demos início a este evento no ano passado com o propósito de reunir as cidades das regiões para discutir essa complexa temática de pessoas em situação de rua. Percebemos a necessidade da construção de referenciais teóricos e técnicos que embasam o trabalho desta demanda”.

Segundo Felipe, a discussão em torno do atendimento à população em situação de rua é fundamental para aprimorar o setor, além de fomentar os próximos eventos.

“Estamos contentes porque a importância do evento se justifica exatamente pela procura do material e do trabalho que vem sendo desenvolvido em nosso município”, ressalta Felipe, citando o Centro Pop como o principal e mais efetivo programa lançado pelo Prefeito Lucas Pocay. O local de atendimento à população de rua foi totalmente reformado pela atual gestão.

Um dos principais intuitos da remodelação do Centro Pop é a possibilidade de criar chances de ocupação e renda para as pessoas atendidas. As reformas começaram pelo portão de entrada. Antes não havia o controle de entrada e saída do Centro Pop. Agora existe um controle e cadastro dos moradores.

         Outra mudança expressiva foi a aparência do espaço que recebeu diversas melhorias através da parceria da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente. Entre as oportunidades de oferecer uma nova ocupação aos atendidos estão a horta e o galinheiro instalados no Centro Pop. Entre outras ações para reinserir a população de rua à sociedade estão os atendimentos psicológico, jurídico e social.          

Publicidade

Parceiros