Palestra sobre o câncer infantojuvenil reúne centenas de pessoas no salão da Aeco

assessoria 25/09/2018 - 11:15:46 Diversos

A Prefeitura de Ourinhos por meio da Secretaria da Saúde promoveu na noite de quinta-feira (20), no salão da Aeco (Associação Esportiva e Cultural de Ourinhos), a palestra sobre os Sintomas do Câncer Infantojuvenil, com a coordenadora nacional do projeto “Caminhada Passos Que Salvam”, Naima Khatib, do Hospital de Amor de Barretos. O tema é importante, já que as chances de cura da doença podem dobrar caso as famílias encaminhem os pacientes ao perceber os primeiros sintomas.

         “O problema é que muitas famílias ainda desconhecem esses sinais e sintomas para início do tratamento”, declara a Secretária Municipal da Saúde, Cássia Palhas.

Continua depois da Publicidade

         Segundo Naima Khatib, o projeto “Caminhada Passos que Salvam” começou há quase dez anos, justamente para conscientizar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer.

         “A intenção é despertar a população para identificar esses sinais. Muitas pessoas confundem esses sinais com outras patologias e atrasam o início do tratamento”, diz. “As pessoas têm que dar importância para a sintomatologia apresentada pela criança, porque ela não ‘mascara’ e não mente os sintomas”, afirmou.

         Existem diferentes sinais que podem indicar que uma criança sofra de algum câncer, que vão desde dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, até dores nas pernas que não passam, aumento de tamanho da barriga ou brilho branco nos olhos quando a criança é fotografada com flash.

         De acordo com Naima, as crianças possuem mais tolerância orgânica para superar o tratamento do câncer, com doses mais fortes de quimioterapia, em relação aos adultos.

Publicidade

Parceiros